Carnaval 2016: Periperi continua com quatro dias de festa
Pela terceira vez consecutiva, o jornalista e gestor público Jorge Andrade estará à frente da coordenação do palco do Carnaval de Periperi, que acontecerá entre seis e nove de fevereiro na tradicional Praça da Revolução e contará com uma estrutura que visa privilegiar os moradores dos mais de 22 bairros que compõem a região do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Tradicionalmente, Periperi recebe uma estrutura de shows sofisticada, composta por palco de apresentação e arquibancada para receber o público que, em sua maioria é formado por famílias moradoras do bairro e visitantes que não abrem mão de prestigiar as atrações.
Nos anos de 2014 e 2015, o Carnaval realizado no bairro foi um dos mais tranqüilos e com alta freqüência de público. Atrações como Sarajane, Chiclete com Banana, Azas Livres, Baiana System e a Orquestra de Fred Dantas tornam a programação de shows, elaborada pela Saltur, uma das maiores motivações para o aumento da presença de público. No carnaval 2016, a expectativa do público é que a grade de programação continue trazendo nomes de expressão. Já se fala, mesmo extra-oficialmente, em nomes como Igor Canário, Araketu, Azas Livres e Chiclete com Banana. Como o tema “Vem curtir a rua”, o Carnaval 2016 promete rememorar a festa aberta e as atrações devem possuir repertorio que leve o folião ao passado dos carnavais de rua e sem cordas. Para Coordenador do Palco de Periperi, Jorge Andrade, “a prefeitura de Salvador, através da Saltur supera as dificuldades e, mais uma vez, promoverá uma festa nos bairros que nada deve em qualidade para as atrações dos circuitos principais. Tanto as estruturas de palco, som, iluminação possibilitam ao folião que vir até Periperi uma experiência muito diferenciada, pois estará em um bairro que tem uma tradição quase centenária em realizar carnavais animados e pacíficos”. O Coordenador salientou ainda a forma como a Saltur, através dos seus coordenadores, trata o carnaval dos bairros de forma séria, profissional e sempre atenta os detalhes que podem tornar a festa mais agradável para o morador e os foliões. Segundo ele, “O carnaval dos bairros é gerido com excelência pela Saltur que se preocupa com os mínimos detalhes para que a festa seja impecável”.
Estrutura – Além da Saltur, que se responsabiliza pela grade de atrações e estrutura de espetáculo, todos os Órgãos da Prefeitura Municipal de Salvador realizam uma operação massiva para fornecer condições de limpeza, serviços públicos de iluminação e sanitários, segurança nas estruturas e monitoramento de transito. As linhas de ônibus funcionam durante toda a noite e o serviço de saúde para os foliões fica concentrado na Unidade de Pronto Atendimento Adroaldo Albergaria. O Governo do Estado fica responsável pela segurança pública e disponibiliza prepostos da Policia Militar e Civil.
(Da Redação)