EconomiaNotíciasSem categoria

Inflação chega a 10%

A inflação atingiu a marca dos dois dígitos. Nos 12 meses até meados de novembro, o IPCA-15 acumulou 10,28%. É esperado que o índice fechado do mês confirme o novo patamar, que é perigoso para a economia.
O país sabe o que a inflação alta pode provocar. Ser leniente com índices tão altos é arriscado. No Brasil, ainda há muitos mecanismos de indexação. Em vários setores da economia os reajustes vão seguindo a mesma proporção do índice e a inflação fica mais rígida. A elevação precisa ser combatida.
Os erros do governo estão na origem do choque na inflação deste ano. A principal contribuição veio do tarifaço da energia. Os combustíveis também subiram, mesmo com a queda do petróleo no mercado internacional.
Se o governo subir a Cide, o imposto da gasolina, para aumentar sua arrecadação, o IPCA pode fechar o ano em 11%, alerta o professor Luiz Roberto Cunha, da PUC-Rio. A gente tem que exigir que o governo lute contra a inflação da forma correta, e não controlando os preços.      (Blog da Miriam Leitão)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *