Hamilton vence GP da Itália, Felipe Massa em terceiro
O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, nunca escondeu a admiração por Ayrton Senna, e neste domingo (6) o fã deu passo importante para igualar o ídolo, com a 40ª vitória na Fórmula 1, no Grande Prêmio da Itália, disputado no circuito de Monza. Sebastian Vettel, com a Ferrari, ficou em segundo. Felipe Massa, da Williams, completou o pódio.
O atual campeão mundial e líder desta temporada, Hamilton conseguiu o chamado ‘Grand Chelem’, ou seja, fez a pole, a melhor volta e ainda cruzou a linha de chegada com êxito de ponta a ponta. Além disso, dono do carro número 44 foi o mais rápido nos três treinos livres realizados, para deixar o fim de semana ainda mais perfeito.
A uma vitória de Senna
Esta foi a sétima vitória de Hamilton na temporada, a segunda consecutiva, depois da Bélgica, e a de número 40 na carreira. Com o resultado, o piloto está a uma de igualar Ayrton Senna e o alemão Sebastian Vettel, atualmente na Ferrari. Acima do trio, estão apenas Michael Schumacher (91) e Alain Prost (51).
Para melhorar ainda mais a situação do britânico, o companheiro de equipe do piloto, o alemão Nico Rosberg, abandonou na antepenúltima volta, e assim a vantagem na ponta do Mundial de Pilotos agora é de 53 pontos, faltando sete etapas para o fim da temporada. O abandono de Rosberg ainda ajudou Felipe Massa, que pulou da quarta para a terceira colocação.
Na reta final do GP, no entanto, Hamilton viveu momentos de tensão, quando a chefia da Mercedes pediu rendimento mais ainda mais forte, que valeu melhora na melhor volta, inclusive. Apesar do pedido de explicações do piloto, a escuderia preferiu fazer mistério até depois da bandeirada final.
Massa no pódio
O pódio da prova foi completado pelo alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, em segundo, e por Felipe Massa, que precisou se segurar no fim, em luta com o companheiro de Williams, o finlandês Valteri Bottas. A dupla da escuderia inglesa ficou separada apenas por 3 décimos na passagem pela linha de chegada.
Com o Felipe Massa em Monza, o brasileiro saltou para a quarta colocação na classificação, com 97 pontos, deixando para trás outro finlandês, Kimi Raikkonen. O piloto da Ferrari fez grande prova de recuperação, já que ficou parado no grid de largada, caiu de segundo para último, mas conseguiu chegar na quinta colocação.
(IG)