Herpes pode ser transmitido pelo batom; conheça as «doenças da maquilhagem»
De tanto dançar na discoteca, após algumas horas, a maquilhagem já não é a mesma. É a hora de ir à casa-de-banho retocá-la. A sua amiga tira da mala aquele batom com uma cor que adora e pergunta se quer usá-lo. Mas, antes de dizer sim, é preciso saber que o simples acto de usar a maquilhagem alheia pode trazer uma série de doenças. Não se pretende assustar ninguém, mas os cosméticos podem transmitir vírus, bactérias e até fungos.
Os especialistas afirmam que o risco de contaminação é ainda maior se o cosmético estiver fora do prazo de validade. A maquilhagem possui substâncias que evitam a proliferação de microrganismos, mas estas perdem a sua eficácia quando o produto expira de validade. Isso não demora muito. Para ter uma ideia, um rímel tem uma validade de apenas três meses. Depois disso, pode estar a usar uma maquilhagem que serve como meio de cultura (onde os microrganismos se reproduzem).
No caso do batom, fala-se bastante do risco de transmissão do herpes simples, vírus que, na maioria dos casos, causa aquelas “bolhas” ao redor da boca. Não é que o vírus fique por muito tempo no batom, mas se a pessoa que tem a doença emprestar batom, pode contrair o vírus. «O herpes é bastante comum. Há estudos que mostram que 90% da população carrega o vírus do herpes labial», afirma a dermatologista Elisete Crocco, coordenadora do Ambulatório de Cosmiatria e Acne da Santa Casa de São Paulo (Brasil).
O que pouca gente sabe é que se a sua amiga está com gripe, tem mononucleose (conhecida como doença do beijo), ou doenças respiratórias causadas por bactérias, como amigdalite, pode passar a doença ao emprestar o batom. «A transmissão dá-se por causa da saliva. Os microrganismos podem ser transmitidos, mas por um curto intervalo de tempo, pois eles não sobrevivem sem as condições ideais de temperatura», explica a dermatologista Viviane Frange, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Previna doenças que podem ser transmitidas pela maquilhagem
– Não partilhe a sua maquilhagem
– Evite usar maquilhagem emprestada
– Não use maquilhagem de mostruário
– Higienize os pinceis com frequência ou use descartáveis
– Ao lavar os pinceis, deixe-os secar em lugar seco e arejado
– Nunca guarde os seus pinceis húmidos
– Não use secador nos pinceis
(Diário Digital)