NotíciasSem categoria

Foi adiada a obrigatoriedade das novas placas veiculares

A obrigatoriedade das novas placas veiculares do Mercosul foi adiada pelo Contran e, agora, este novo padrão das placas só passará a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2017. Anteriormente, a decisão é para que a validade fosse a partir de próximo ano, para que assim fosse possível criar um maior número de combinações, mas a obrigatoriedade foi prorrogada em 1 ano.
Os brasileiros terão o prazo prolongado por mais 1 ano para que comece a valer de fato as novas placas veiculares, que serão um padrão único para todos os países do Mercosul.
O CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito – tomou a decisão por achar que é preciso ter este prazo prolongado para uma melhor adaptação e a prorrogação foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 30 de abril, quinta-feira.
Com a nova decisão, a obrigatoriedade das novas placas veiculares do Mercosul começa a partir do dia 1º de janeiro de 2017, começando a princípio para os veículos novos e também aqueles que forem transferidos de municípios ou que precisarem passar por uma troca de categoria.
Um dos motivos que levou ao adiamento foi para que as empresas pudessem ter um espaço maior de tempo para se adequar, e também para que seja feita uma reavaliação de todos os requisitos que são necessários e que foram estabelecidos para os países do Mercosul.
As novas placas veiculares para os países do Mercosul trazem um visual padronizado e permite que seja feito um número muito maior de combinações. Entre os países pertencentes ao bloco, o Uruguai foi o primeiro a adotar as novas placas que agora trazem um número maior de letras, sendo 4 no total e apenas 3 números e não mais 4 como era anteriormente. As letras e números aparecerão embaralhados, da mesma forma que já é feito na Europa.
As placas também trazem novas cores, sendo que o fundo será sempre branco e a cor da fonte é que vai mudar, respeitando a seguinte ordem:
– Cor preta para veículos passeio;
– Cor vermelha para carros comerciais;
– Cor azul para carros oficiais;
– Cor verde para carros em teste;
– Cor dourada para carros diplomáticos;
– Cor prateada para carros de colecionadores.
(Melhor carro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *