Protestos voltam às ruas neste domingo
O domingo (12) começou com uma adesão tímida aos protestos marcados para ocorrer ainda pela manhã. Aos poucos, as aglomerações tomara força. Este é o segundo dia de manifestações nacionais contra o governo e a presidente Dilma Rousseff. Em 15 de março, milhares de pessoas foram às ruas e cerca de 400 cidades brasileiras. Os grupos organizadores acreditam que vão repetir hoje o desempenho da primeira manifestação. A pauta, de maneira geral, é a mesma: fora Dilma e fora PT, fim da corrupção, punição aos corruptos, contra o escândalo de desvio de dinheiro da Petrobras.
Em Brasília, o policiamento reforçado, com cerca de 3 mil policiais, acompanhou a aglomeração. Não será possível chegar até a Praça dos Três Poderes, segundo a polícia. O ponto final da caminhada será a Esplanada dos Ministérios.
Em Salvador, a chuva comprometeu parcialmente a adesão aos protestos. Ainda assim, os organizadores esperam que pelo menos 15 mil pessoas participem do ato na capital baiana. A caminhada será feita ao longo da Avenida Oceânica.
Em Belo Horizonte, a concentração começou na Praça da Liberdade, onde os manifestantes fizeram cartazes antes de começar a caminhada.
Por volta de 1 mil pessoas seguiram pela Avenida Atlântica, no Rio de Janeiro, que começou às 11 horas – um número bem menor do que foi visto em março.
Assim como se viu nas manifestações de 15 de março, que levaram milhares de pessoas para as ruas, muitos adotaram a camiseta com nas cores verde e amarelo como uniforme. Nos cartazes, muitos pedidos de “Fora Dilma”.
No período da manhã acontecem ainda protestos em capitais como Belém, Manaus e São Luís.(IG)