Vettel conquista a 1ª vitória com a Ferrari
Superando todas as expectativas, Sebastian Vettel conseguiu derrubar a hegemonia da Mercedes na atual fase da Fórmula 1. A felicidade do alemão no rádio da equipe, inclusive falando em italiano, demonstrava o tamanho da façanha de quem estava acostumado com as vitórias.
Largando na segunda posição, Vettel atacou logo de cara o líder da prova, Lewis Hamilton, mas sem sucesso. A briga mesmo foi defender a posição contra o outro carro da Mercedes que vinha logo atrás. Entretanto, o tempo foi amigo do germânico. Que teve paciência até assumir a liderança da prova pela primeira vez.
Mas a batalha entre Mercedes e Ferrari estava nos boxes, nas estratégias, nos jogos de pneus. E nesse quesito, a equipe alemã perdeu. Na pista também. Na segunda oportunidade de Vettel em assumir a liderança, ele não largou mais e foi assim até receber a bandeira quadriculada em primeiro.
Em segundo cruzou Hamilton. Na terceira posição, Nico Rosberg. O brasileiro Felipe Massa bem que tentou colocar a Williams como a segunda potência do grid, lutou até o final com seu companheiro de equipe pela quinta posição. Mesmo com toda experiência, o brasileiro foi superado por Bottas em uma disputa interessante e terminou em sexto. Felipe Nars concluiu a prova em 12º.
A corrida:
Tudo pronto no grid de largada para a segunda etapa da temporada. Após o giro de apresentação, apenas 19 carros alinharam no grid. Isso porque Will Stevens teve um problema em sua Manor antes mesmo da prova começar. Sem maiores dificuldades, Hamilton trouxe sua Mercedes para alinhar no primeiro colchete. Logo ao lado a Ferrari de Vettel. Na segunda fila alinhou Nico Rosberg e Daniel Ricciardo. A Williams de Felipe Massa estava em sétimo e Nars em 16º.
Com a luz verde liberada, Hamilton não teve problemas em sustentar a primeira posição. Já seu companheiro de equipe até que fez uma boa largada. No entanto, Vettel fez o que foi preciso para se garantir na segunda posição. O brasileiro Felipe Massa largou bem e ganhou duas posições e assumia a quinta posição.
Pela segunda vez consecutiva, Nars e Raikkonen se tocavam na pista. O Finlandês teve um pneu furado e o brasileiro foi obrigado a trocar a asa dianteira do seu carro. Prova comprometida para os dois pilotos.
Na quarta volta já tivemos a entrada do carro de segurança. Brigando pela oitava posição com Romain Grosjean, Ericsson foi parar longe área de escape. E os carros nos boxes para efetuar a primeira troca de pneus.
Com cinco voltas completadas o top-10 estava formado com: VET, HUL, GRO, SAI, PER, HAM, RIC, MAS, ROS e VER.
Carro de segurança recolhido no sexto giro. E Vettel que ainda não tinha feito nenhuma parada, liderava o pelotão.
Na volta seguinte, pelo rádio, Felipe Massa questionava sua equipe pela falta de potência em seu carro.
Lá na frente, Vettel seguia voando baixo. O piloto da Ferrari já abria 5s8 de vantagem para o segundo colocado.
Na briga pela sétima posição, isso na volta dez, Rosberg levava a melhor em cima de Felipe Massa. O brasileiro até que tentou retomar a posição, mas o alemão levou a melhor.
Quem seguia tomando posições era Lewis Hamilton, que já ultrapassava Grosjean, Sainz e Hulkenberg. Agora, o inglês era o segundo colocado e com a Ferrari de Vettel em sua alça de mira.
A diferença entre os dois era de 9s8. Vettel com compostos médios e Lewis com os duros.
Felipe Massa vinha fazendo uma excelente corrida, até então. Com a ultrapassagem feita em Grosjean na 15ª volta, o brasileiro volta a quinta posição. E a Williams já se comportava bem no traçado de Sepang.
Sumido na prova, Fernando Alonso corria para colocar a McLaren na zona de pontuação. Na volta de número 17, o espanhol andava em 11º.
Com 19 voltas completas, enfim, Sebastian Vettel entrava nos boxes. Colocando os médios, o alemão voltou para pista na terceira posição.
Depois de 20 giros, o top-10 formava com: HAM, ROS, VET, MAS, BOT, VES, KVY, ALO, RAI e BUT.
A situação até o momento era a seguinte: Hamilton lidera a prova com 7s5 de vantagem para seu companheiro de equipe. No entanto, teoricamente, o inglês e Rosberg teriam duas paradas ainda pela frente. Vettel, que andava em terceiro, apenas uma.
E no duelo entre os alemães, Vettel levou a melhor em cima de Rosberg. O Piloto da Ferrari tomava a segunda posição de uma das Mercedes.
O primeira a abandonar a prova, volta de número 22, foi o piloto da McLaren, Fernando Alonso.
Na briga pela liderança, Vettel reassumiu a ponta do pelotão. Mesmo com o alemão se aproximando para duelar com a Mercedes, Hamilton preferiu entrar nos boxes, giro 25, e voltava para a pista com os compostos médios.
Com 30 voltas, os dez primeiros eram: VET, HAM, ROS, RAI, MAS, SAI, VES, BOT, RIC e HUL.
Pelo andar da carruagem e com a preocupação da Mercedes, que pediu para Hamilton dar o bote o mais rápido possível, a corrida da Malásia estava nas mãos de Sebastian Vettel.
Na volta 31, Grosjean e Pérez se tocavam. Mesmo rodando na pista o francês da Lotus conseguiu voltar para corrida.
As punições do dia: 10s para Hulkenberg pelo incidente em Kvyat. O mesmo para Sergio Pérez por ter tocado em Grosjean.
Kimi Raikkonen – volta 32 – entrava nos boxes para fazer sua última parada. Até ai tudo normal. Só que o desempenho do homem de gelo chamava a atenção. O piloto da Ferrari caiu pra última posição por ter um pneu furado, e na volta de número 37 brigava pela quarta posição com Felipe Massa.
O momento chave da corrida foi na volta 37. Vettel nos boxes. Quem levaria a melhor no duelo Vettel contra Hamilton. Com um set novinho, o piloto da Ferrari voltou para a pista com os compostos duros. Seb voltava a frente de Rosberg na segunda posição. Hamilton era o líder.
Na volta seguinte, foi a vez de Hamilton entrar nos boxes e escolher o set de compostos duros. Vettel novamente líder da prova. Pela estratégia da Mercedes, o segundo e terceiro lugar na Malásia está de bom tamanho.
Com 40 voltas o top-10 formava com: VET, ROS, HAM, BOT, RAI, VES, MAS, SAI, RIC e KVY.
Irritado na pista, Hamilton seguia andando forte e mais rápido que Vettel. O problema era que a distância entre os dois estava na casa de 13s6.
Com dez voltas para o fim da prova, o time da Mercedes pedia para Hamilton virar na casa de 1min42s. Só assim o inglês alcançaria o ponteiro do dia.
A distância entre Vettel e Hamilton seguia oscilando. Faltando seis voltas para o fim, ficava na casa de 10s e 11s.
Soberano na pista, Vettel já dava duas voltas em cima dos dois carros da Red Bull. Que corrida do alemão.
Surpreendendo a todos, até mesmo os mais críticos, a Ferrari guiada por Sebastian Vettel conseguiu destronar a hegemonia das Mercedes. Assumindo a liderança da prova em duas oportunidades, Seb não abriu mão, e seguiu como ponteiro até receber a quadriculada. Festa da Ferrari nos boxes.
Em segundo lugar cruzou o carro da Mercedes de Lewis Hamilton, que mostrou bastante irritação com o desempenho de sua equipe. Na terceira posição, Nico Rosberg.
O brasileiro Felipe Massa, que tentou colocar a Williams como a segunda potência do grid, lutou até o final com seu companheiro de equipe pela quinta posição. Mesmo com toda experiência, o brasileiro foi superado por Bottas em uma disputa interessante. Felipe Nars terminou a prova na 12º posição.(IG)