EconomiaSem categoria

A Petrobras vive o pior momento da sua história

É a primeira vez que a Petrobras perde o prazo de divulgação do balanço. Uma situação inédita. A empresa vive sua pior fase repleta de dúvidas sobre seus procedimentos e sobre a governança. Ainda não se sabe toda a dimensão do que aconteceu dentro da Petrobras. As investigações prosseguem. Nesta sexta-feira a Polícia Federal cumpre mandados da operação Lava-Jato.
Perder o prazo para divulgar o balanço é ruim, mostra a situação em que a empresa está, com investigações aqui e no exterior. Os casos de corrupção colocam em risco também as auditorias. A PwC sabe que pode ser cobrada por assinar um balanço com fraudes, como aconteceu com a auditoria da Enron, nos EUA. Deixando de revisar o balanço, a PwC tenta se defender caso se comprovem os casos de corrupção e erros do balanço. Outras empresas de auditoria tiveram problemas nos Estados Unidos por abonarem erros em balanços.
A situação deixa o mercado mais volátil. A cotação do dólar é a mais alta desde 2005.
São muitas dúvidas acumuladas. Faltam respostas sobre a situação fiscal do país e acerca de como o governo vai fechar suas contas de 2014. Há dúvidas sobre como vai tramitar no Congresso essa mudança radical no cálculo das contas fiscais e também não se sabe quem vai tocar a área econômica do próximo mandato. Em ambientes de dúvidas as oscilações no mercado crescem.
A PwC deve ter suas dúvidas pontuais. Porque se esperar o fim das investigações ficaremos sem balanço auditado por muito tempo.
Por Míriam Leitão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *