Samsung prevê casa com robôs e parede que se move
Durante a feira IFA 2014, nesta sexta-feira, em Berlim, a Samsung apresentou seu conceito de “casa flexível”. O projeto futurístico prevê eletrodomésticos inteligentes, robôs que ajudem nas tarefas cotidianas, fogão com receitas holográficas e até paredes que se movem de acordo com a necessidade do proprietário, criando novas plantas.
Recheada de “cérebros” inteligentes, a casa poderá aprender sobre a rotina dos moradores e, por exemplo, começar a fazer o café da manhã sozinha quando eles despertarem, lembrar os horários de medicamentos, sugerir receitas e até incentivar a prática de esportes. Mas não é só isso. A empresa também afirmou seu foco em áreas como segurança, privacidade e até um identificador de germes, toxinas e substâncias químicas.
Para Boo-Keun Yoon, CEO da Samsung, essa pode ser a realidade em um espaço curto de tempo. “Para muitos, ainda é apenas uma visão. Mas a mudança está vindo, e vindo rápido. Lembre-se de quão rapidamente, em poucos anos, smartphones e tablets mudaram nossas vidas. Estou certo de que a casa do futuro será familiar tão rapidamente quanto eles.”
Segundo estimativa da IDC, nos próximos anos serão mais de 212 bilhões de dispositivos integrantes da Internet das Coisas ao redor do mundo, 45 bilhões deles apenas dentro das casas. Só em 2018 serão gastos US$100 bilhões na área.
Por enquanto, o grande desafio fica por conta da integração de diferentes sistemas. Ainda não é possível unificar as tecnologias para que elas conversem. Este, inclusive, é um apelo do CEO da Samsung. “Nós poderemos transformar isso em realidade apenas se trabalharmos em conjunto, como uma indústria”.
Via Mashable e CNET(Olhar Digital)