Semut revitaliza terminal de Plataforma e Guarda Municipal atua na segurança
Há mais e um ano sem segurança e com queda de cerca de 75% dos usuários, o terminal de onde sai a travessia Plataforma-Ribeira já conta com a Guarda Municipal e dentro de 15 dias atenderá à população com mais conforto.
Desde que a Polícia Militar deixou de atuar no local, no início de 2013, os vândalos tomaram conta da região, depredaram o terminal, roubaram todo o material de uso público, jogaram equipamentos no mar e o medo tornou-se o principal inimigo dos cidadãos que usufruíam desse benefício. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), visando dar mais conforto e garantir a mobilidade da população, promoveu a obra de revitalização do terminal, que inclui a renovação da parte elétrica, hidráulica, construção de muros de proteção, limpeza geral, dentre outros benefícios, e deve ser concluída em 15 dias. Além disso, o secretário Fábio Mota solicitou a presença de Guardas Municipais, que já estão atuando no local e garantindo a segurança dos usuários. Segundo Mota, que visitou a obra nesta quinta-feira(07), a utilização deste transporte é de extrema importância para a mobilidade na área. “Se parte da população passar a usar a lancha para fazer a travessia vai desafogar o trânsito da região e será muito mais rápido e prático pra eles, pois do lado da Ribeira tem linhas de ônibus para vários pontos da cidade, além de diversas escolas. Ao invés de pegar um trajeto de uma hora via terrestre, o cidadão atravessa em oito minutos. O objetivo é proporcionar mais conforto e segurança para atrair os antigos e novos usuários para este terminal”, declara Mota.
Os funcionários do local contam com essas mudanças para voltar o fluxo de passageiros. “Antes de tirarem a polícia tínhamos cerca de duas mil pessoas por dia fazendo essa travessia, porque é muito mais rápido e prático. Hoje, temos uma média de 500 passageiros e ainda assim eles têm medo de serem assaltados. A última lancha que saía às 22h passou a sair às 19h30. Agora, com a Guarda Municipal e a revitalização, espero que as coisas voltem a ser como antes, cheio de estudantes, turistas e artistas que faziam questão de conhecer essa paisagem”, afirma Pedro Passos, gestor do terminal.