SaúdeSem categoria

Consumo de iogurte probiótico pode reduzir a pressão arterial

Pesquisadores do Instituto de Saúde Griffith e da Faculdade de Medicina da Austrália, revelaram que comer probióticos regularmente, pode ajudar a baixar a pressão arterial, reduzindo o risco de doenças cardíacas e de AVCs.
O estudo foi publicado na revistaHypertension. Os microrganismos vivos estão presentes em nosso corpo naturalmente, mas também são encontrados em iogurtes e suplementos dietéticos.
Foram examinados dados de nove estudos, envolvendo mais de 540 participantes. Os resultados mostraram que nos casos de consumo das bactérias vivas, os níveis de pressão arterial foram reduzidos, principalmente nos que possuíam pressão alta. Os probióticos com múltiplas espécies de bactérias também funcionaram melhor dos que os que possuíam apenas um tipo.
De acordo com a Dra. Jing Sun, autora principal do estudo, é possível considerar o consumo regular de probióticos como benéfico para a saúde arterial, mantendo os níveis de pressão sanguínea saudáveis. “Isso inclui probióticos em iogurte, leite, queijo fermentado e azedo, e suplementos de probióticos”, explicou.
Apesar dos benefícios, é preciso ter um consumo regular de probióticos para que eles sejam efetivos. De acordo com Sun, a pressão arterial só é de fato afetada após oito semanas de consumo. “Nós acreditamos que os probióticos podem ajudar a baixar a pressão arterial por ter outros efeitos positivos sobre a saúde, incluindo a melhora do colesterol, reduzindo a glicose no sangue e resistência à insulina, além de favorecer o sistema hormonal, que regula a pressão sanguínea e o equilíbrio de fluidos. Porém, os estudos tiveram uma curta duração, o que pode ter afetado os resultados globais da análise”, concluiu a pesquisadora, alegando que são necessários mais estudos.
De acordo com Victoria Taylor, nutricionista sênior da Fundação Britânica do Coração, é importante fazer de tudo para manter a pressão arterial controlada, para evitar doenças cardiovasculares, mas antes de qualquer relação com a pesquisa, é preciso fazer mais pesquisas. “Embora esta seja uma análise interessante, é cedo demais para relacionarmos e indicarmos probióticos para a redução da pressão arterial”, explica.
Nesse meio tempo, há uma série de mudanças de estilo de vida bem estabelecidos que podemos fazer para manter a nossa pressão arterial saudável, como comer menos sal, mais frutas e legumes e ser fisicamente ativo”, recomenda Taylor.

Fonte: DailyMail Foto: Reprodução / Kakdakak (Jornal da Ciência)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *