Cardozo anuncia segurança reforçada para as eleições
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou a criação de uma comissão que irá estabelecer novas estratégias e atividades para os Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) durante o período eleitoral. Nesta sexta-feira, durante reunião com secretários de segurança pública dos estados que sediaram a Copa do Mundo, em Salvador (BA), Cardozo usou como exemplo a organização das forças de segurança durante o Mundial para traçar metas para as eleições deste ano.
Também estavam presentes na reunião integrantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
Esse é o desafio que nós temos agora. Criar uma política de segurança pública que seja de Estado e não de governo. Na Copa do Mundo nós rompemos uma cultura de ‘isolacionismo’. Nós conseguimos juntar tudo — disse Cardozo.
Durante o Mundial na Bahia, 570 procedimentos foram realizados, dentre os quais 397 boletins de ocorrência, 114 termos circunstanciados, 43 prisões em flagrante e outras 16 prisões em cumprimento de mandatos judiciais. Conforme o levantamento da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), não houve homicídio ou crime de maior potencial relacionado ao campeonato.
Ao todo, 10 mil homens – policiais civis, militares, bombeiros e profissionais da esfera federal e municipal – integraram o efetivo de segurança do estado.
Blog do Noblat