Anatel publica regras para convivência de 4G e TV digital
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou regulamento para que os serviços de televisão digital e de telefonia celular de quarta geração não gerem interferências entre si, num preparativo para o leilão da faixa de frequência de 700 MHz para o 4G, que deve ocorrer em agosto.
Segundo resolução publicada nesta segunda-feira (14) pela Anatel no “Diário Oficial da União”, o regulamento serve para “para mitigação das eventuais interferências prejudiciais entre os serviços”.
O documento inclui entre as medidas de redução das interferências aplicação de filtros e alteração de potências de transmissão. Se ainda assim houver problemas, a agência afirma que “por iniciativa própria ou solicitação dos envolvidos, atuará no sentido de possibilitar a exploração dos serviços”, mas não dá detalhes.
O setor de radiodifusão está preocupado com a possibilidade de interferência do 4G na recepção da TV digital em casa. Essa frequência é como se fosse uma estrada. Cada serviço trafega em uma faixa: a que vai ser leiloada para o 4G é próxima da usada pela TV digital, o que provoca interferências. Um serviço invade a faixa do outro.
(G1)