Cinco anos depois, Massa voltará a largar na pole position
O jejum nos treinos classificatórios acabou. Felipe Massa enfim voltará a largar na pole position. A última vez que isso havia acontecido foi no GP do Brasil de 2008. Cinco anos depois, o brasileiro voltará a partir em primeiro, desta vez no GP da Áustria, casa da Red Bull. Para completar ainda mais a alegria na Williams, Valtteri Bottas garantiu a segunda colocação, fazendo o que todos esperavam desde os treinos de pré-temporada.
Sobrou emoção no treino de classificação deste sábado, principalmente no Q3. A disputa para saber quem ficaria com a pole position foi intensa, mas se restringiu aos carros da Williams e da Mercedes. Quem se deu melhor foi quem mostrou mais tranquilidade na pista e não errou. Por incrível que pareça, essa competência quem teve foi o time de Grove, que garantiu uma dobradinha na primeira fila.
Do outro lado, a dupla da Mercedes pecou durante as suas tentativas e pagou pelos erros. Na “super classificação”, Lewis Hamilton saiu para a pista duas vezes e errou feio nas duas, acabou ficando sem tempo. Já Nico Rosberg, cometeu pequenas falhas, o que resultou na perda de tempo. Na última chance, já sabendo que não iria melhorar a sua volta, abortou e voltou aos boxes. Assim, Nico partirá na terceira posição, já Lewis larga apenas em nono.
Quem também conquistou um bom resultado neste treino foi o espanhol Fernando Alonso. Ciente de que não tem um carro competitivo para brigar pela pole, o asturiano garantiu o quarto tempo mais rápido. Enquanto o seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen, partirá na oitava colocação.
Correndo em casa, a Red Bull vem sendo a decepção do fim de semana. Vencedora do último GP, com Daniel Ricciardo, o time está longe de encontrar o melhor desempenho. O australiano, por exemplo, sofreu para garantir vaga entre os 10 e larga em quinto. Já Sebastian Vettel nem isso conseguiu e terminou na modesta décima terceira posição, mas largará em décimo segundo por conta da punição sofrida por Pérez.
O treino
Apesar da previsão de chuva durante o fim de semana, o treino de classificação neste sábado foi realizado com a pista nas melhores condições. Com o asfalto seco, os pilotos puderam acelerar ao máximo para conseguir um bom tempo. Mas alguns excederam um pouco e era comum ver alguns erros nas voltas, principalmente na última curva
Q1
A primeira parte do treino foi realizada sem grandes problemas ou surpresas. Os principais pilotos não tiveram dificuldades para garantir vaga na fase seguinte. Com isso, os times menos competitivos acabaram ficando para trás.
Entretanto, o Q1 mostrou um desempenho preocupante do carro da Red Bull. Dona da casa, a equipe tem tido problemas para encontrar o melhor ritmo durante as corridas e Sebastian Vettel ficou ameaçado de ficar de fora da segunda parte do treino.
Os eliminados, como esperado, foram os pilotos das escuderias que tem apresentado muitas dificuldades em todos os fins de semana – Sauber, Marussia e Caterham. Assim, as últimas posições do grid serão formadas por Adrian Sutil (17º), Esteban Gutiérrez (18º), Jules Bianchi (19º), Kamui Kobayashi (20º), Max Chilton (21º), Marcus Ericsson (22º).
Q2
O que era previsto ainda no Q1, aconteceu no Q2. Sebastian Vettel, que tem tido muitas dificuldades para encontrar o melhor desempenho do carro na Áustria, foi eliminado vai largar apenas na décima segunda colocação. Um resultado muito decepcionante, já que a Red Bull corre em casa.
Mas Vettel não foi o único “campeão” sendo eliminado no Q2. Jenson Button, da McLaren, também não teve um bom tempo e acabou de fora da “super classificação”. O inglês terminou na décima segunda colocação, mas ganhará um posição e larga em décimo primeiro.
Sergio Pérez acabou sendo o “mais rápido” dentre os que ficaram fora do Q3. O mexicano terminou em décimo primeiro, mas vai ter que cumprir a punição por ter provocado o acidente com Felipe Massa no Canadá e cairá cinco posições, largando em décimo sexto. Assim, todos os pilotos eliminados no Q2 ganharão uma posição no grid de largada.
Q3
O que faltou de emoção nas primeiras partes do treino, sobrou quando começou a briga para saber quem ficava com a pole. Quatro pilotos estavam na briga – Massa, Bottas, Hamilton e Rosberg. A expectativa, obviamente, era de mais uma pole dos carros da Mercedes, mas a surpresa apareceu. Com um ritmo surpreendente, os carros da equipe de Grove mostraram que não estavam ali para brincadeira.
Logo na primeira tentativa, Bottas e Massa ocuparam a primeira e segunda posições. As Mercedes tentavam de qualquer forma recuperar as posições e tudo ficou para o último minuto. Valtteri foi o primeiro a concluir a última tentativa. Errou em uma das curvas e não conseguiu melhorar seu tempo. Logo em seguida foi a vez de Lewis rodar na pista e dar adeus a chance de pole.
Felipe Massa, longe dos problemas, vinha guiando na ponta dos dedos, com todo cuidado para não errar. E foi coroado com uma bela volta (1min08s759), era a pole position. Mas ainda restava Rosberg, que vinha atrás. O alemão errou no segundo setor e abortou a volta. Assim, a primeira colocação ficou mesmo com o brasileiro, após 5 anos de jejum.
Nos boxes a alegria da equipe Williams e no rádio Felipe agradeceu muito aos engenheiros. Ao descer do carro, ainda ganhou um abraço da esposa, do filho e do seu amigo e ex-companheiro de equipe Fernando Alonso.
Assim, as dez primeiras colocações serão formadas por Felipe Massa, Valtteri Bottas, Nico Rosberg, Fernando Alonso, Daniel Ricciardo, Kevin Magnussen, Daniil Kvyat, Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton e Nico Rosberg.(F1)