PolíticaSem categoria

Vinte dos 43 vereadores de SSA são candidatos a deputado

A dificuldade em manter as sessões na Câmara de Salvador tende a piorar na medida em que se aproximam as eleições de outubro. Em 2014, 20 dos 43 vereadores já se posicionam na disputa por uma cadeira de deputado nos legislativos federal e estadual.
O número está próximo da média dos últimos pleitos, quando cerca de 20 vereadores de Salvador entram na disputa e algo em torno de cinco obtêm sucesso e se elegem.

Nas eleições de 2010, apenas três conseguiram chegar à Assembleia Legislativa (Alba): Alan Sanches (pelo PMDB), Luizinho Sobral (PTN) e Sidelvan Nóbrega (PRB). Para federal, um único eleito: Erivelton Santana (PSC).
Retorno
A disputa, se de alguma forma pode comprometer a atividade legislativa na Câmara Municipal, não chega a significar, em caso de derrota, desgaste para o vereador. Ao contrário. Sem precisar se afastar das suas funções, tem o seu lugar garantido no Legislativo municipal.
“Na verdade, ele trabalha o seu nome para campanhas posteriores. Se fortalece”, diz Everaldo Augusto (PCdoB), que não sai candidato este ano. Do seu partido, quem vai para a disputa é a vereadora Aladilce Souza, que pretende uma vaga na Alba.
Também estão de olho nas eleições de outubro os suplentes de vereadores, especialmente os que pertenceram à casa legislativa de Salvador e não conseguiram se reeleger em 2012.
Se eleito algum vereador da coligação PP/PTB/PT/PSD, Vânia Galvão (PT) oficializa o seu mandato na Câmara, e Alcindo Anunciação retorna à casa. Atualmente, Vânia ocupa a vaga do vereador Edvaldo Brito (PTB), secretário extraordinário do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado (Codes). Vânia e Alcindo também seriam beneficiados com a eleição de Orlando Palhinha, que migrou do PP para o DEM.
Em caso da eleição para deputado de algum vereador da coligação DEM/PSDB, a atual superintendente da Limpurb, Kátia Alves (DEM), assumirá a vaga no Legislativo.

A volta do ex-vereador Reginaldo Oliveira (PCdoB) está condicionada à eleição da candidata do PCdoB, assim como o retorno de Sabá depende da eleição de Tia Eron (PRB), que disputa vaga na Câmara federal.
O ex-vereador Paulo Magalhães Júnior (PSC) depende da eleição de Heber Santana (PSC), e o ex-presidente da Câmara Pedro Godinho (PMDB) pode voltar se Pedrinho Pepê (PMDB) obtiver sucesso na sua campanha para deputado estadual.
Sem prejuízo
A movimentação não preocupa o presidente da casa, Paulo Câmara (PSDB). “Os vereadores precisam estar na casa nos dias de sessão, que são segunda, terça e quarta-feiras”, diz. “Vão fazer a campanha sem esquecer o compromisso que têm com a cidade”, avalia.
Para facilitar o processo, a pauta de votação, que está obstruída por dois vetos, será acelerada a partir da próxima semana. “Vamos votar os vetos na segunda-feira”, assegurou o presidente.

Vereadores que disputam a eleição em 2014

Aladilce Souza (PCdoB) Deputada estadual
Alan Castro (PTN) Deputado estadual
Alemão (PRP) Deputado estadual
Ana Rita Tavares (Pros) Deputada federal
Davi Rios (Pros) Deputado estadual
Fabíola Mansur (PSB Deputada estadual
Geraldo Júnior (SDD) Deputado estadual
Gilmar Santiago (PT) Deputado estadual
Heber Santana (PSC) Deputado estadual
Hilton Coelho (PSOL) Deputado estadual
Joceval Rodrigues (PPS) Deputado federal
Marcell Moraes (PV) Deputado estadual
Odiosvaldo Vigas (PDT) Deputado federal
Orlando Palhinha (DEM) Deputado estadual
Pedrinho Pepê (PMDB Deputado estadual
Marco Prisco (PSDB) Deputado estadual
Suíca (PT) Deputado estadual
Tia Eron (PRB) Deputada federal
Tiago Correia (PTN) Deputado estadual (espera definição do partido)
Vânia Galvão (PT) Deputada estadual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *