SaúdeSem categoria

Pediatras querem proibir uso de celulares

Uso dos celulares pode provocar perda de concentração e agressividade em crianças  / Foto: Shutterstock
A Sociedade Italiana de Pediatria Preventiva e Social (SIPPS) defende que o uso de telefones celulares deve ser proibido para crianças menores de 10 anos por causar danos à saúde.
O uso dos celulares além de provocar a perda de concentração, dificuldade de aprendizagem e agressividade “está se transformando cada vez mais em abuso” e os efeitos nocivos das ondas eletromagnéticas para a saúde “estão cada vez mais evidentes”, concluíram os pediatras italianos após estudo.
“Ainda não conhecemos todas as consequências ligadas ao uso dos celulares, mas uma utilização excessiva pode levar a perda de concentração e de memória, além de uma menor capacidade de aprendizagem e um aumento da agressividade e de distúrbios do sono”, explicou o presidente do SIPPS, Giuseppe Di Mauro.
A pediatra Maria Grazia Sapia, especialista em criança e ambiente, alerta que “a Itália está em primeiro lugar na Europa pelo uso de celulares por crianças e a idade média dos possuidores diminui cada vez mais”.
A médica destaca os problemas biológicos que podem ser causados com o uso excessivo dos aparelhos. Como são “pequenos transmissores que são mantidos normalmente próximos da cabeça durante a comunicação, os efeitos nocivos para a saúde são cada vez mais evidentes, alguns ligados aos efeitos térmicos, a interação de um campo eletromagnético com um sistema biológico provoca aumento localizado da temperatura e quando as exposições são muito intensas e prolongadas podem superar o mecanismo de termorregulação matando as células com necroses dos tecidos”, destaca a medica.
Sapia destaca ainda os problemas psicológicos que podem surgir. “Junto às outras dependências que afligem a nossa sociedade e especialmente os jovens, como drogas, álcool e tabaco, um lugar predominante foi conquistado pela dependência por celulares, com danos gravíssimos no desenvolvimento psíquico e social”, disse ela.
É necessário então, segundo os pediatras, que sejam adotadas medidas que proíbam “totalmente o uso antes dos 10 anos” e limitem o uso depois desta idade de celulares.
“O pediatra tem a obrigação de se atualizar sobre este tema”, concluiu Sapia.
(Viva Bem)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *