CiênciaSem categoria

Macacos são capazes de fazer contas, diz estudo

Um grupo de macacos rhesus se diverte em um zoológico em Londres. Uma pesquisa mostrou que eles são capazes de somar (Foto:  William Vanderson/Fox Photos/Getty Images)Já há tempos os cientistas suspeitam da capacidade dos macacos de realizar operações matemáticas. Um novo estudo, conduzido por uma equipe da Universidade Harvard, afirma provar que essa suspeita é verdadeira. A equipe, liderada pela neurocientista  Margaret Livingstone treinou três macacos rhesus, uma espécie de primata com cara avermelhada e  que habita florestas temperadas na Índia, China e Afeganistão.  A intenção era ensiná-los a reconhecer os números de 0 a 25. De posse desse conhecimento, os macacos foram ensinados a realizar operações de adição simples. Diante de uma tela, os macacos deviam escolher entre dois conjuntos de números: 2+4 ou 6+2, por exemplo. Quanto mais alto o valor da soma, melhor, pois eles seriam premiados com guloseimas que viriam na mesma quantidade que o resultado da adição. Saíram-se bem: depois de um tempo, os macaquinhos passaram a escolher os conjuntos de números mais vantajosos.

O passo seguinte do estudo foi substituir os algarismo de 0 a 25 por símbolos diferentes, mas que representassem as mesmas quantidades que os números habituais. Com isso, os pesquisadores queriam saber se os macacos eram capazes de somar realmente, ou se só repetiam atitudes mecanicamente. Mais uma vez, os macacos mostraram-se capazes de efetuar as contas. A taxa de acertos foi alta – mais de 50% das respostas dadas estavam corretas. O percentual de acerto, alto, eliminava a possibilidade de os animais terem simplesmente tido sorte. Os acertos foram conscientes.

Estudos envolvendo números e primatas são antigos. Há muito se sabe que outros animais, além dos humanos, são capazes de reconhecer quantidades: dizer se um pote está mais cheio que o outro, por exemplo.  Pesquisas recentes, no entanto, mostraram que macacos são capazes de executar raciocínios matemáticos mais complexos, de maneira mais semelhante ao que fazem os humanos. Ao estudar primatas, os cientistas tentam compreender como os próprios seres-humanos processam os números.
(Època)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *