EconomiaSem categoria

Governo quer ajudar Argentina, em crise

O governo estuda dar mais um incentivo às montadoras e ajudar a Argentina, que está com dificuldades cambiais, a comprar mais do Brasil. O vizinho, como sabemos, está com uma grave crise econômica que vem piorando por má administração, por erros do governo. Além disso, a inflação está alta e o país pode não crescer este ano. Como os importadores não estão tendo acesso a dólares, não conseguem importar do Brasil. Foi por isso que as compras de carros produzidos no Brasil diminuíram. Aqui, a demanda interna caiu, mas não tanto assim, o que realmente despencou foi a venda para a Argentina.
O governo, então, está pensando em dar garantias para que o exportador brasileiro exporte, o importador compre, mas como os argentinos conseguirão pagar, se a Argentina não tem muito dólar? É preciso muito cuidado com esses mecanismos em que o Tesouro ou o Banco Central garante a importação de produtos brasileiros. Já nos queimamos com coisas desse tipo.
Dentre as medidas, também está prevista a criação de um fundo que daria mais segurança aos bancos para emprestar a comprador brasileiro com prazo maior.
Todas essas medidas estão sendo estudadas. Mas quantos pacotes para a indústria automobilística já foram dados? Muitos. Depois de cada socorro, a situação melhora, mas assim que os pátios ficam cheios, as montadoras pedem novo socorro a Brasília. A primeira forma de pressionar o governo é colocar trabalhador em licença, em pré-demissão, como está acontecendo agora. E o dinheiro acaba indo para as montadoras, como sempre.
Por Míriam Leitão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *