Hamilton vence corrida da Malásia e Felipe Massa chega em sétimo lugar
A segunda prova da temporada teve um início bem diferente dos treinos classificatórios. No dia anterior, a chuva marcou presença castigando o traçado de Sepang, o que dificultou consideravelmente a formação do grid. E nesse temporal, quem garantiu a pole position, pela segunda vez em duas corridas, foi o inglês da Mercedes, Lewis Hamilton. Cinco centésimos mais rápido que o segundo colocado.
Na segunda posição do grid, apareceu o surpreendente carro guiado por Sebastian Vettel. O bólido, que antes era problemático, apareceu entre as duas Mercedes, dando sinais de que o RB10 não pode ser descartado como um adversário de peso. Mesmo que nesse início de campeonato. No P3 largou Nico Rosberg, que não conseguiu repetir o mesmo desempenho na pista molhada. O brasileiro Felipe Massa alinhou na 13º posição do grid.
Em uma corrida monótona, e sem a temerária chuva, ninguém conseguiu ameaçar o carro da Mercedes guiado por Lewis Hamilton. Que liderou a prova de ponta a ponta. Soberano na pista, o driver inglês somou a sua primeira vitória na temporada, e fez valer a superioridade da equipe Mercedes nesse início de campeonato.
Na segunda posição veio o seu companheiro de equipe – Nico Rosberg – que “sofreu” para garantir o degrau número dois no pódio. Logo atrás dos carros Mercedes, apareceu Sebastian Vettel, que de forma enigmática não sofreu nenhum problema com o RB10. Avisando a todos que os carros austríacos estão vivos na competição.
A mesma sorte não teve Daniel Ricciardo, que observou uma lambança de sua equipe nos boxes. Em um erro dos mecânicos em colocar a roda dianteira esquerda, que ficou solta a poucos metros dos boxes. Como punição por ter sido liberado de forma irregular, o australiano teve que parar por 10s. Felipe Massa, mesmo largando na 13º posição, fez uma corrida burocrática e terminou a segunda etapa do calendário na sétima posição.
A corrida
Com quase todos os carros alinhados no grid – Sergio Pérez largou dos boxes – os pilotos viviam a expectativa da luz verde em Sepang. Corrida liberada, dessa vez com a presença do sol no circuito, Lewis Hamilton conseguiu segurar o ímpeto dos rivais nas primeiras voltas mantendo a primeira colocação. O mesmo não fez Vettel, que perdeu o segundo posto para Rosberg – daí, ele tentou partir pra cima do companheiro de equipe, em vão. Ricciardo que não tinha nada a ver com isso, aproveitou e também ultrapassou o tetracampeão.
Antes de completar a primeira volta, já tivemos o primeiro incidente. Pastor Maldonado e Jules Bianchi foram os protagonistas. Quem fez uma bela largada foi Felipe Massa, conseguiu pular para a nona posição. Na terceira volta, os cinco primeiros eram: Hamilton, Rosberg, Ricciardo, Vettel e Alonso.
Três giros depois, o inglês que seguia na ponta já fazia a primeira volta mais rápida do dia, 1min47s428. Os incidentes envolvendo Maldonado e Bianchi, Raikkonen e Magnussen estavam sobre investigação. O primeiro punido nesta lambança foi Jules, que foi obrigado a passar pelos boxes.
Com dez voltas completadas, os dez primeiros eram: Hamilton, Rosberg, Vettel, Ricciardo, Alonso, Hulkenberg, Button, Massa, Bottas e Grosjean.
No 12º giro, a diferença entre o primeiro colocado e Rosberg já passava dos seis segundos. Na volta seguinte, o brasileiro Felipe Massa fez sua primeira parada nos boxes. Ricciardo também entrou pra fazer sua troca de pneus. Na saída, o australiano apareceu atrás de Vettel e na frente de Alonso.
A corrida monótona mudou apenas em um momento. Na volta 18, de forma bem marota, estilo GP2, Ericsson soltou o carro pra cima de Vergne na tentativa de proteger sua posição. E quem se aproveitou foi o ferrarista Kimi Raikkonen, que ficou no meio dos dois.
Na vigésima volta, os dez primeiros eram: Hamilton, Rosberg, Vettel, Ricciardo, Alonso, Hulkenberg, Button, Massa, Kvyat e Bottas.
Com problemas no fluxograma, Ricciardo foi obrigado a ser menos agressivo. E ainda não havia chegado na metade da prova. Na 23º volta, foi a vez de Vergne abandonar a etapa malaia. Nessa contagem também seguiam: Bianchi, Maldonado e Pérez.
Sem emoção, o GP da Malásia viu o jovem Kevin Magnussen cravar a melhor volta da prova. 1m46s110, isso no giro 29. De forma surpreendente, Kamui Koayashi trazia o carro da Caterham na 12º posição. Na volta seguinte, um bom duelo contra o carro da Lotus guiado por Grosjean. O driver nipônico não facilitou a vida do francês, que penava pra realizar sua ultrapassagem. Mas, na volta 31, de forma inteligente, Grosjean fez sua ultrapassagem na reta dos boxes.
Com previsão de chuva na reta final da prova, as equipes já começavam a se preocupar com o mal tempo em Sepang. Tanto que a Mercedes pediu para o líder da prova, Lewis Hamilton, retardar sua segunda parada. Vettel não fez o mesmo e resolveu parar antes. Ao retornar para a pista, o alemão apareceu na quarta posição, logo atrás da Mercedes de Rosberg.
A Sauber de Adrian Sutil apresentou um defeito durante a volta de número 35 e parou no meio da pista . Não houve a necessidade do carro de segurança. Via rádio, Kimi Raikkonen já avisava que a chuva cai em algumas partes do traçado.
A melhor cena da prova aconteceu com Gutiérrez. Na volta 38, quando teve que abandonar a corrida, o jovem piloto levou sua criança para o boxes e um dos mecânico tentou afastar a fumaça que saia dos freios soprando e abanando com as mãos.
Na volta 40 os dez primeiros eram: Hamilton, Rosberg, Vettel, Ricciardo, Alonso, Hulkenberg, Button, Massa, Bottas e Magnussen.
Que fase negra da Red Bull. No giro 41, a equipe dos energéticos promoveu a maior lambança na parada de Daniel Ricciardo nos boxes. Em uma falha dos mecânicos, a roda dianteira esquerda ficou solta. Antes disso, o piloto brigava pela quarta posição com Fernando Alonso. No retorno, o jovem australiano foi parar no P14.
Com toda bizarrice da equipe Red Bull, Ricciardo ainda levou uma punição por ter sido liberado de forma insegura. Ele teve que entrar nos boxes, ficar parado por 10s e voltar para a pista em seguida. Logo depois, Ricciardo abandonou a etapa. Como uma cena rara no GP da Malásia, mais um duelo pra movimentar a tão parada corrida. Sobre o olhar de Claire Williams, Massa partiu pra cima de Button de olho na sexta posição. Isso na volta 47.
Na reta final, volta 53, a torcida espanhola vibrou nas arquibancadas. Em uma batalha incrível entre Alonso e Hulkenberg, o espanhol levou a melhor e ficou com a quarta posição.
Sem muitas emoções e ainda com o medo da chuva malaia, a corrida terminou com a vitória de ponta a ponta de Lewis Hamilton e a dobradinha da Mercedes, que confirma sua superioridade entre as demais equipes. Vettel mostrou que a RBR está acertando o carro e pode ser um adversário forte para Hamilton e Rosberg em breve.
O ponto de alerta ficou para Felipe Massa. Ele ouviu novamente pelo rádio que seu companheiro – no caso, agora, Bottas – estava mais rápido do que ele. Não foi uma ordem da equipe para deixar o outro passar e Massa defendeu a posição muito bem.