Elevadores poderão levar astronautas ao espaço até 2050
Esqueça os foguetes: no futuro, elevadores podem ser a forma mais rápida de levar o homem ao espaço. A hipótese foi levantada em reportagem publicada nesta semana pelo site Space.com.
O texto abordava o estudo “Space Elevators: An Assessment of the Technological Feasibility and the Way Forward” – elaborado pela Academia Internacional de Astronáutica.
De acordo com o trabalho, ir ao espaço assim não só será possível como mais econômico do que o atual envio de foguetes ao espaço.
Em 2012, um projeto da empresa japonesa Obayashi Corp. já previa a construção até 2050 de um elevador com espaço para 30 pessoas capaz de fazer uma viagem de 36 mil quilômetros entre a Terra e uma estação espacial em pouco mais de uma semana.
Foguetes?
“No futuro, as pessoas rirão e se perguntaram porque fazíamos foguetes para ir ao espaço”, afirmou ao site o engenheiro Peter Swan, especialista da área.
Entre os fatores que podem facilitar a criação de um elevador espacial, está o surgimento de novas tecnologias que podem ser usadas num projeto do tipo.
Um exemplo são os nanotubos de carbono. O material apresenta grande resistência com baixo peso em relação ao aço – características úteis para construção de um elevador espacial.
Além disso, o avanço da tecnologia de paineis solares também é visto com bons olhos pelos interessados nesse tipo de veículo.
(Exame)