IDHM: Educação tem avançado, mas é ainda principal desafio brasileiro
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM das cidades brasileiras foi divulgado no último dia 29 de julho pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD. Os dados revelam um expressivo avanço do País ao longo dos últimos 20 anos, mas também mostram que a Educação se mantém como o principal desafio.
Inspirado no IDH global, publicado anualmente pelo PNUD, o IDHM é composto por três variáveis: Educação, Longevidade e Renda. Entre 1991 e 2010, no Brasil, o índice cresceu 47,5% – de 0,493 para 0,727. O desempenho de uma determinada localidade é melhor quanto mais próximo o indicador for do número um. É considerado como “muito baixo” o IDHM inferior a 0,499 e como “alto” o índice entre 0,700 e 0,799.
O subíndice Educação é o que mais compromete o desempenho do País. Em 2010, a área teve pontuação de 0,637, enquanto os subíndices Renda (0,739) e Longevidade (0,816) alcançaram níveis maiores. Mesmo sendo o componente com pior pontuação, foi na Educação que mais houve avanço nas duas últimas décadas.
Em relação ao índice de 0,279 registrado em 1991, o crescimento em Educação representa um salto de 128%. “Saímos de um patamar muito baixo e isso mostra o esforço que o país fez na área. Mas ainda não estamos bem. O IDHM Educação é o que menos contribuiu e onde temos os maiores desafios para superar”, avaliou Marco Aurélio Costa, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, um dos parceiros na realização do estudo.
Saiba mais
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – Pnud: Rede de desenvolvimento global da ONU. Faz parcerias com todas as instâncias da sociedade para ajudar na construção de nações que possam resistir a crises, sustentando e conduzindo um crescimento capaz de melhorar a qualidade de vida de todos.
Índice do Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM: O IDHM é um índice que mede o desenvolvimento humano de uma unidade geográfica. Como o IDH foi concebido para ser aplicado no nível de países e grandes regiões, sua aplicação no nível municipal tornou necessárias algumas adaptações metodológicas e conceituais.(Blog Educação)