Vereador defende redução na tarifa de ônibus
Em sessão realizada na tarde de terça-feira (9), na Câmara Municipal de Salvador (CMS), o vereador e líder da oposição Gilmar Santiago (PT) se manifestou em defesa da redução do valor da passagem de ônibus na cidade. A diminuição já ocorreu em várias capitais, como Belo Horizonte, Aracajú e Rio de Janeiro, porém, na capital baiana, o valor se manteve entre os mais altos do país.
Há algumas semanas uma série de manifestações tem ocorrido em todo o Brasil, em diferentes cidades e estados, com diferentes reivindicações e formas de organização. Em Salvador, os protestos tem se articulado em torno de pautas históricas sobre a mobilidade urbana, como a diminuição do preço das passagens e abertura e divulgação das planilhas das empresas de ônibus.
O parlamentar tem defendido o atendimento dessas reivindicações, tendo em vista a diminuição dos gastos dos cidadãos com serviços públicos centrais e a transparência. “São pautas legítimas, que precisam ser discutidas em todas as esferas do poder público e com a sociedade civil. Na Câmara Municipal, por exemplo, não ocorre a discussão sobre a planilha de custos das empresas de ônibus há mais de dez anos”, afirmou Gilmar Santiago.
A desoneração do PIS/Cofins de transporte urbano realizada pelo Governo Federal no dia 1º de junho acelerou o processo de redução das tarifas em diferentes cidades, a partir de ações articuladas entre as esferas federal, estadual e municipal. Em Salvador, entretanto, o valor da passagem não diminuiu, se tornando o 5º mais alto do Brasil.
De acordo com o líder da oposição, é essencial que não só aconteça uma redução da passagem, mas que a população passe a ter mais controle sobre as ações do poder público com a criação do Conselho de Transportes. “A diminuição do valor da passagem é uma reivindicação histórica da sociedade, que precisa ser atendida de forma articulada com a acessibilidade, transparência e controle social”, completou.