Salvador: Palavras Passageiras
A partir do dia 21 de julho, os passageiros do transporte coletivo de Salvador podem encontrar uma surpresa nos bancos dos ônibus: poesia. O projeto Palavras Passageiras, criado pela Domínio Público, homenageará a literatura através de poemas de autores baianos. Com a curadoria de João Filho, o projeto colocará, em trânsito, 75 poemas de 15 autores baianos.
O projeto, que conta com o apoio da Viação Rio Vermelho e da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes ficará na cidade por 30 dias, levando à população um pouco mais de arte, porque, parafraseando Milton Nascimento “o poeta tem que ir aonde o povo está”. Trata-se de uma ação de incentivo à leitura e, do mesmo modo, de incentivo à produção literária na cidade.
O Verso da Poesia
A Domínio Público, entretanto, não quer que essa seja uma ação eventual comemorativa do dia 25 de julho. Palavras Passageiras é um projeto piloto para a implantação de uma nova mídia com responsabilidade cultural: de um lado, poesia e, do outro lado, anúncios (de empresas, produtos ou eventos), em um espaço para ser comercializado. Deste modo, cria-se um projeto sustentável, que levará cultura à população, movimentando, assim, a economia da cultura.
Os poetas contemplados nesse etapa são: Alex Simões, Bernardo Linhares, Claudio Sousa Pereira, Gustavo Felicissimo, João Filho, José Luis Franco, Kátia Borges, Idmar Boaventura, Nilson Galvão, Roberval Pereyr, Ruy Espinheira Filho, Sandro Ornellas, Silvério Duque, Vanessa Buffone, Wladimir Saldanha.
Por: Ive Deonísio