Pescadores pegam cerca de 600 xaréus em Itapuã
Cerca de 600 xaréus foram pescados nesta quarta-feira, 3, por volta das 15h, na praia de Itapuã (em frente à Sereia). Segundo o pescador da Colônia de Pesca Z-6 da região, Geraldo Costa, de 75 anos, também conhecido como Costinha, uma média de 30 homens ajudaram a puxar a rede para terra firme.
Ainda de acordo com o pescador, faz algum tempo que a espécie, também conhecida como cabeçudo, não é pescada nesta quantidade.
Devido ao peso, pelo menos, uma hora e meia foi gasta entre o cercamento e retirada da rede do mar. “A isca que visgou o cardume foi a pititinga e só deu xaréu em nossa rede”, diz pescador.
O peixe é bastante vendido e sai entre R$ 8 e R$ 12 na colônia.
O Caranx hippos, famoso xaréu, é uma espécie de peixe que habita o Oceano Atlântico e do Pacífico oriental. O peixe chega a medir até 1,50 m de comprimento e possui o dorso verde-azulado, flancos e ventre prateados ou amarelados, com mancha negra no opérculo e nas nadadeiras peitorais.
Nomes populares como aracaroba, aracimbora, cabeçudo, carimbamba, corimbamba, guaracimbora, guiará, papa-terra, xarelete, xaréu-branco, xaréu-roncador, xaréu-vaqueiro, xarém e xexém também identificam o animal.