EconomiaSem categoria

Compare os preços das novas tarifas bancárias

Com a entrada em vigor dos novos pacotes de serviços padronizados pelo Banco Central (BC), ontem, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) começou a divulgar os preços cobrados por cada instituição financeira participante de seu sistema de divulgação de tarifas (STAR).
 
O consumidor pode fazer a comparação dos valores no site www.febraban-star.org.br. O Diário do Comércio divulga os valores dos pacotes para pessoas físicas dos quatro maiores bancos (quadro ao lado). Na tabela, há uma comparação dos preços dos pacotes e o custo total de utilização dos mesmos serviços sem a contratação do pacote. No site STAR, é possível fazer esta simulação com outras instituições financeiras. 
 
Segundo a Febraban, a padronização dos serviços nos pacotes é uma medida que auxilia os correntistas na comparação dos valores cobrados por cada banco. Os novos pacotes foram padronizados de acordo com a resolução do BC de número 4.196/2013, em 15 de março, e tem normas complementares divulgadas pela Carta Circular 3.594, publicada em 22 de abril de 2013.  
 
Ainda assim, a Febraban destaca que os bancos poderão continuar oferecendo outros tipos de pacotes de serviços, elaborados a partir do perfil do cliente e de seu relacionamento com o banco. O problema dos pacotes não-padronizados é que não possibilitam uma comparação precisa de banco a banco. Outro fator que deve ser observado é que nem sempre todos os serviços de um pacote não-padronizado e indicado pelo banco são utilizados pelo correntista que, ao pagar a mensalidade, pode ter um custo maior.
 
O benefício da padronização é tornar esse processo mais transparente e ajudar o consumidor a escolher um pacote que realmente atenda suas necessidades de utilização a cada mês.(DC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *