Lentidão da Anvisa atrasa lançamento de produtos no Brasil
Segundo o levantamento realizado em 2012 pela Amcham em parceria com Instituto Vox Populi, as empresas indicam que a Anvisa se reestruturou para melhorar o atendimento, mas as mudanças são recentes e ainda não surtiram os efeitos esperados.
No setor de alimentos, 23 companhias afirmam que o prazo para novos registros é superior a 10 meses em cerca de 80% dos casos. Para as empresas de cosméticos, o maior problema é a a morosidade na aprovação de registros: 40% responderam ser sempre ou frequente a perda de prazo para lançamento de produtos.
Já as farmacêuticas apontaram falta de transparência nos processos. De acordo com a pesquisa, 41% das 37 empresas consultadas afirmaram que “frequentemente ocorre algum tipo de exigência de processo não condizente com os regulamentos e as normas aplicáveis”.
Em nota, a Anvisa afirmou que as críticas não surpeenderam, já que está em constante diálogo com os setores regulados. “Tais aspectos vem sendo objeto de uma série de ações da Anvisa. Dentre as principais podemos destacar a contratação de novos funcionários, a reestruturação da Anvisa e a assinatura de um novo contrato de gestão com o Ministério da Saúde que traz metas de redução de prazos na análise de processos”, afirmou a assessoria ao Terra.