Deputado requer teste vocacional para alunos de escolas públicas
O deputado estadual J. Carlos (PT) propôs a realização de testes vocacionais para alunos nas escolas públicas estaduais. O projeto visa oferecer um instrumento que possibilite esclarecer as incertezas na escolha da profissão.
Para o parlamentar, é latente deficiência de orientação aos jovens estudantes no difícil momento de escolha da futura profissão. “Ao finalizarem o ensino médio, e prepararem-se para ingressar nas universidades ou no mercado formal de trabalho, a maioria dos jovens possuem sérias dúvidas quanto às suas vocações e aptidões profissionais”, pontuou.
J. Carlos acredita que a medida também irá incentivar os jovens a dar continuidade nos estudos. “O elevado grau de desistência ou troca de curso por parte dos alunos recém-ingressos nas Universidades Baianas gera frustração pessoal, desinteresse, além de elevados custos, não só aos jovens, como também aos seus familiares e às próprias Universidades”, afirmou.
No projeto de lei, o petista afirma que preparar e orientar o aluno para sua realização plena como ser humano e membro ativo da comunidade, através de sua atuação profissional, é um dever básico da escola, como formadora para a cidadania