SalvadorSem categoria

J. Carlos Filho solicita coletores para medicamentos vencidos

O presidente da Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Seguridade Social, o vereador J. Carlos Filho (PT) apresentou uma Indicação, ao prefeito ACM Neto, solicitando a instalação de coletores especializados, devidamente aprovados pela Anvisa, em farmácias, drogarias, PSFs, UPAs, hospitais, Unidades Básicas de Saúde, shoppings centers e faculdades para que a os medicamentos vencidos sejam coletados e descartados corretamente.

“Mais de 90% da população joga seus medicamentos vencidos no lixo ou no vaso sanitário e o descarte incorreto de medicamentos é uma questão de saúde pública e ambiental”, avaliou o petista.

Segundo J. Carlos Filho, o prejuízo à saúde publica e ao meio ambiente são preocupantes. “Jogar remédios vencidos no lixo comum, além de contaminar o solo e a água, por conta das substâncias químicas que possuem em sua composição, é também uma ação potencialmente perigosa, já que existe a possibilidade de crianças e mesmo outras pessoas se apoderarem e fazer o seu uso indevido. Além disso, jogar o conteúdo líquido de remédios vencidos em vaso sanitário é totalmente inapropriado. Porque o esgoto, apesar de ser tratado, poderá contaminar o meio ambiente” ressaltou o vereador.

Para o vereador a população de modo geral desconhece muitos fatores que levam à degradação da natureza, em especial em relação aos medicamentos inservíveis e ao destino que deve seguir, sendo a falta de informação fator relevante para esse desconhecimento. “ É dever do poder  público reverter este quadro. Além da instalação dos coletores, a Secretária Municipal de Saúde deve formalizar uma ampla campanha de descarte consciente dos medicamentos vencidos”, frisou J. Carlos Filho.

O vereador afirmou ainda que acredita no acato da sua solicitação. “O descarte de forma correta dos remédios fora de uso contribuirá para que o meio ambiente seja melhor e mais seguro não apenas agora, mas também para as futuras gerações”, pontuou o vereador.
Por Vânia Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *