Como ajudar seu filho quando ele estiver aprendendo outro idioma
Fator importante na aprendizagem de idiomas é a forma como os pais lidam com os erros da criança. Eles não devem apontar erros todo o tempo, pois este comportamento pode trazer danos à construção da personalidade desta criança. É importante apontar os mais relevantes, mas sempre equilibrando com elogios em outros aspectos. Aos poucos, sinalizações menos importantes podem ser feitas, quando os pais tiverem certeza que o filho tem boa autoestima.
Essas são sugestões de Rosangela Souza, sócia-diretora da Companhia de Idiomas, para os pais e mães preocupados com o desenvolvimento bilíngue de seus filhos.
Segundo ela, erros devem ser apontados com carinho, paciência, explicando a razão daquela correção. A criança repete o comportamento ao qual os pais dão atenção. “É fundamental que os pais deem muita atenção quando a criança está fazendo algo positivo e não ignorem este momento. É nessa hora que os pais devem dedicar tempo aos seus filhos. Isso faz com que a criança cresça entendendo que vai errar muito, mas que o erro faz parte do aprendizado e não parte de punições”.
Aprender uma língua é como dirigir um carro, compara Rosangela Souza. Não adianta “decorar o livrinho” apenas. A criança terá de vencer qualquer tipo de medo, para praticar, errar, aprender, errar de novo e só então, depois de muita prática, fazer aquilo tão natural e automaticamente que nem precisa pensar muito que está fazendo. “Se tiver medo do erro, só decorará o livrinho e nunca atingirá a fluência”.
Outros conselhos que ela dá para os pais:
— Eles devem valorizar o esforço, o tempo de estudo, a concentração e não apenas notas.
— Nunca devem relativizar a performance, comparando o filho com seus irmãos, primos, colegas. Ele crescerá competitivo e não conseguirá se relacionar com pessoas que julga serem “melhores” que ele, mesmo que estas pessoas sejam seus irmãos.
— Também não devem valorizar demais o resultado, pois ele pode se tornar uma pessoa que fará de tudo para obtê-lo, qualquer que seja o resultado almejado.
— A disciplina deve ser valorizada, o que significa que a criança tem de exercitar o hábito de deixar de fazer coisas prazerosas, para fazer coisas necessárias. E também exercitar buscar prazer naquilo que aparentemente é só obrigação. Esse é um importante ensinamento. Mas sem excesso de rigidez, permitindo que a rotina seja quebrada de vez em quando, que o planejamento tenha flexibilidade.
Bilinguismo na Infância
Uma criança, filha um pai ou mãe estrangeiro e outro brasileiro, aprende os dois idiomas, se a família a motivar para isso. O incentivo deve começar desde que a criança começa a falar, com os jogos, programas e atividades que incluam o idioma a ser aprendido no dia a dia. “É fundamental que os pais não concentrem tudo na escola de idiomas, que pode se tornar mais um fardo na agenda atribulada do pequeno”.
Para Rosangela de Fátima Souza, os principais equívocos que os pais cometem são: corrigir erros em público; exagerar na punição; comparar crianças e não entenderem ou explicarem que erros fazem parte do percurso, que todos vamos errar quando tentarmos algo.
Para os pais, Rosangela aconselha, “Não deleguem a aprendizagem à escola ou às escolas. Escolher as melhores escolas que vocês podem pagar é apenas uma parte do processo. Acompanhar, estudar junto sem parecer que está cobrando, se interessar pelos assuntos, querer aprender realmente aqueles conteúdos e pedir para que os filhos ensinem, são algumas das atitudes que nós, pais, temos de ter, demonstrando que aprender é algo muito bom, e não deveria ser considerado uma obrigação, ou apenas um meio para tirar boas notas”.