Um milhão de crianças baianas estão fora da escola
No Brasil, 92% das crianças e adolescentes de 4 a 17 anos frequentam escolas, ou seja, outros 3,6 milhões estão sem estudar. Os dados foram divulgados pela ONG Todos Pela Educação, que estabeleceu como uma das metas para o país ter 98% das pessoas estudando até 2022. Na Bahia, cerca de 1 milhão de crianças, da educação infantil, estão fora das escolas e creches, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Educação.
Os dados foram apresentados no 1º. Encontro Estadual de Educação Infantil, com o tema “Currículo da Educação Infantil: dos Consensos Teóricos às Políticas Públicas e Práticas Pedagógicas”. O evento, que teve início nesta sexta-feira (26) e vai até hoje (27) é uma das atividades do Projeto Proinfancia Bahia, do Ministério da Educação, Universidade Federal da Bahia e Fórum Baiano de Educação Infantil.
De acordo com a coordenadora do ProInfância Bahia, Marlene dos Santos, a defasagem apontada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE, se dá por conta da falta de informação de pais e responsáveis que acreditam que crianças de zero a cinco anos não são sensíveis ao aprendizado, além da falta de estrutura. “A grande maioria das instituições de ensino para esta faixa etária não possui proposta pedagógica”.
Outra dificuldade é a falta de informação dos pais que tem obrigação de cumprir a Lei 12.796 que garante a inclusão de crianças a partir de quatro anos na pré-escola. Ainda para a coordenadora, a ampliação dos recursos financeiros para investimentos em estrutura física e na qualificação dos profissionais são os grandes desafios para a implementação de uma educação e qualidade.
(Bocão News)