Redações do Enade contêm erros como “egnorancia”
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) a estudantes que estão concluindo o ensino superior no Brasil. Segundo o jornal O Globo, que afirma ter recebido algumas dessas redações por uma corretora, há exemplos de erros grosseiros como escrever “egnorancia” e “precarea”, aliados a frases incompreensíveis.
Apesar dos problemas, segundo depoimento da professora que enviou o material ao jornal – que não pôde ser identificada por questões de sigilo com o MEC – há um pedido do instituto que aplica as provas (Inep) para que se mantenha uma média 5 nas provas.
“Precisa dar à opinião pública a ideia de que o ensino está melhorando, mas não está”, disse a corretora ao jornal.
A professora em questão corrigiu provas do Enade 2012 aplicadas a concluintes de cursos como Direito, Comunicação Social, Administração, Ciências Econômicas, Relações Internacionais e Psicologia.
Uma das questões pedia que o candidato redigisse um texto sobre a violência atual levando em consideração os aspectos da tecnologia, causas e consequências da violência na escola e uma proposta de solução para o problema.
Em uma das redações constava que: “A violencia e causada muitas vezes pela falta de cultura e pela egnorancia dos seres humanos, cuja a tecnologia sao duas grandes preocupação para a sociedade, causando violencia nas escolas”.
No mês passado, exemplos de redações de alunos que concluíam o ensino médio mostraram que erros ortográficos e inclusão de receitas de miojo não são sinônimos de nota baixa no Enem. O governo avalia hoje mudanças no critério de correção das próximas provas.
Em nota, o Inep, vinculado ao MEC, afirma que “são completamente infundadas as suspeições levantadas pela suposta corretora de que ocorreu orientação para ‘aliviar’ nas correções”. O instituto ainda afirmou que “é impossível dizer se o mesmo [o texto] pertence ao banco de respostas do Enade 2012, até mesmo porque as correções do exame ainda estão ocorendo”.
(Época)