Camaçari 50 anos do Sindiquímica são lembrados na Câmara
Os 50 anos do Sindicato dos trabalhadores da industria química,petroquímica, plástica, farmacêutica do Estado da Bahia, (SINDIQUIMICA Bahia) foram tema, nesta quarta-feira (24/04), de audiência pública na Câmara Municipal. A atividade ocorreu em atendimento ao requerimento do vereador Gilvan (PT).
No evento foi feito um resumo da história do sindicato que completou 50 anos no dia 15 de abril. O ex-diretor sindical Luiz Ferreira de Souza lembrou da atuação do entidade e das dificuldades enfrentadas na época da ditadura militar, “O Sindiquímica sempre foi a favor da democracia”, recordou.
Na oportunidade, estiveram presentes o diretor do Sindiquímica, Carlos Mota Itaparica, o diretor da CUT, Reginaldo Freitas, o representante da prefeitura, o sindicalista Luiz Tavares e o deputado estadual Bira Corôa (PT).
Alguns vereadores relembraram suas histórias dentro do movimento sindical. O vereador Junior Borges (DEM) lembrou que iniciou sua história política no sindicato. Marcelino (PT) aproveitou para destacar a importância do Sindiquímica para a política na cidade.
Professora Patrícia (PT) aproveitou para falar a importância da entidade para os trabalhadores na época da implantação do polo petroquímico. “Quando as empresas chegavam aqui faziam o que bem queriam. A partir do sindicato, os trabalhadores enxergaram seu valor”, defendeu.
Também fizeram uso da palavra os vereadores Oziel (PT) e Elinaldo (DEM).