Bahia ganha Instituto do Câncer
Foi inaugurado, ontem (22/4), no Hospital Santa Izabel (HSI), o Instituto Baiano do Câncer (IBC), que vai concentrar em um mesmo local todas as etapas de tratamento da doença, além das assistências especializadas. A nova unidade oferece, também, atendimento ambulatorial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com mais de 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, odontólogos, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais e técnicos de enfermagem.
“É muito importante o paciente dispor, num único lugar, de toda a estrutura para realizar o tratamento de uma doença como o câncer, desde os modernos meios para o diagnóstico e acompanha-mento, assim como de equipes altamente qualifica-das em diferentes especiali-dades”, opinou Roberto Sá Menezes, mordomo-diretor de Saúde da Santa Casa de Misericórdia da Bahia.
O IBC chega como opção no momento em que o câncer é apontado como uma das principais causas de morte no país. Além disso, de acordo com reportagem publicada na Tribuna, no dia 14 de abril, são estimados 520 mil novos casos de câncer no Brasil até o fim de 2013. Para combater o crescimento do número de vítimas fatais da doença, o Instituto vai dispor de novos aparelhos de alta tecnologia.
Um exemplo é o novo centro de radioterapia composto por equipamentos de última geração. O principal deles é o acelerador linear. “Ele é mais rápido e eficiente. Com ele, podemos identificar, com mais qualidade, exatamente a posição de um tumor, por exemplo. É um aparelho que só os grandes centros têm”, comentou o diretor técnico do HSI, o médico Ricardo Madureira.
O IBC estima uma capacidade para realizar 4.500 consultas, 1.000 quimioterapias e de 80 a 100 radioterapias por dia. Inclusive, de acordo com Madureira, a criação da nova unidade, dará mais espaço para o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). “O atendimento na antiga unidade era tanto para pacientes da rede particular quanto para pacientes do SUS. Agora, todos os pacientes da rede particular, que buscarem o tratamento, serão atendidos no IBC. Com isso, aumentará para 30 ou 40 atendimentos a mais pelo SUS na antiga unidade”, explica.
O IBC funciona em um novo prédio anexo às instalações atuais do Santa Izabel, no bairro de Nazaré. Nele estão distribuídos consultórios de oncologia clínica e cirurgia oncológica, setor de radioterapia, unidade específica de quimioterapia e sala para procedimentos. No local, também serão disponibilizadas as práticas de radiocirurgia e radioterapia tridimensional.
(Tribuna)