MunicípiosSem categoria

Representantes do Sebrae e da ADAB se reuniram com os produtores de carne de fumeiro de Maragojipe

Representantes do Sebrae e da ADAB se reuniram, ontem terça-feira (12), juntamente com o Secretário de Governo, Gilberto Sampaio, os produtores de carne de fumeiro de Maragojipe, e entre outras autoridades, na Câmara de Vereadores, para discutir sobre o projeto de regularização da produção.
A reunião teve o objetivo de discutir a legalização da produção de fumeiro do município e esclarecer alguns pontos do projeto para os produtores. O ponto principal do plano de criação da estufa para produção é a organização dos profissionais numa associação para assim, unificar a marca.
Adriano Bouzas, diretor de inspeção da ADAB, diz que o empecilho de apresentar o produto como de qualidade superior é uma questão de logística e do processo de produção. Por isso, se faz importante que os profissionais se organizem para a realização do projeto, e assim poder legalizá-los. “Trabalhar uma marca unificada não é fácil, mas é muito compensador”, declara.
De acordo com o diretor de inspeção, a ADAB precisa que a associação esteja formada para que o órgão chegue junto ao Ministério Público e peça o apoio. O secretário Gilberto Sampaio afirmou que vai se reunir com a promotora para falar do encaminhamento do projeto.
Simone Assis, representante dos produtores no município, solicitou aos representantes dos órgãos que façam um convite a cada produtor para que eles possam se conscientizar da importância da criação da cooperativa. “É preciso sentar com as pessoas para explicar a importância da associação”, diz.
O modelo de indústria para a produção do fumeiro já existe, o que será feito é uma adequação para manter a técnica artesanal desenvolvida no município.
Para Carlos Henrique Nunes, coordenador regional do Sebrae, o modo de trabalho dos produtores de Maragojipe tem que ser entendido não só como um processo econômico, mas também, cultural. “É importante mudar a imagem do produto para que se torne um atrativo a mais nas feiras populares de toda a região”, afirma.
No projeto, o Sebrae irá entrar com a coordenação e a formação dos profissionais, e a ADAB ficará a cargo da fiscalização. A Prefeitura Municipal com o patrocínio do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EPP) realizará o projeto.(Maragojipe na Veia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *