Da RedaçãoSem categoria

Lixo no mar….as consequênças

O descarte inadequado de resíduos sólidos pelos humanos é a principal causa da morte de milhares de animais marinhos.

Duas panelas, uma lata de spray, sacolas e muitos pedaços plástico das estufas que existem na costa sudeste da Espanha, desde Múrcia a Málaga, foram determinantes para a morte de uma baleia cachalote no final do mês de março do ano passado, concluiu o laudo dos pesquisadores.
Era tal a quantidade de lixo que a cachalote tinha dentro de si, que o cientista que fez a autopsia pensou que tinham sido colocados por seus companheiros, pois não conseguia crer. 
Uma equipe de cientistas coletou amostras biológicas para determinar a causa da morte, mas grande foi a surpresa quando abriram o estômago do animal e encontrou 59 pedaços de plástico de estufas típicas, encontradas ao longo da costa de Múrcia para Málaga, em um total de 18 quilos.
A causa da morte foi a de que estes plásticos marinhos gigantes tinham arrebentado um de seus estômagos. Quando abriram o esperma pensei que o corpo havia sido deliberadamente contaminado uma vez foi encalhado na praia, mas logo percebeu que realmente tinha comido pedaços grandes de plástico e cordas, além de duas panelas e um spray, entre outros detritos .
Um desses plásticos tinham obstruído um dos três estômagos que estes animais possuem: “O estômago tinha explodido” – disse um pesquisador. O animal apresentava sinais de desnutrição e não tinha restos de comida recente. “O intestino estava vazio. A causa da morte foi uma ruptura gástrica presumivelmente pelos restos de estufa”
A cachalote é listaao como vulnerável na Espanha e no Mediterrâneo. Estima-se que menos de 1.000 cachalotes na região.
Já são três casos de mortes em cachalotes (dois em Califórnia e um na Grécia). Infelizmente, é possível que continuemos a ver mais casos como este no futuro, já que os mares tem cada vez maiores quantidades de plástico. Os plásticos podem provocar a morte dos grandes mamíferos marinhos, que morrem nas praias.(Sea Shepherd Brasil – Guardiões do Mar )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *