América Latina: lições do México.
A eleição de Enrique Peña Nieto marca um momento importante no atual momento da América Latina. Mas não é um fato isolado. E antes de falar dos novos ventos que sopram no México, vale a pena dar uma volta pelos demais países da região.
Como disse em recente entrevista a secretária de Estado norte-americana para a América Latina, Roberta Jacobson, estão ocorrendo em Cuba pequenas mas significativas mudanças. Já é possível abrir um comércio na ilha, uma pequena empresa, vender a casa ou o automóvel. Para quem não podia fazer nada disso, é mesmo uma grande mudança. Faltam agora transformações políticas, como a liberdade de imprensa e um sistema multipartidário que mostre que Cuba retornou à comunidade democrática das Américas.
Na Venezuela também haverá mudanças. Lá, o país foi moldado, nos últimos anos, à imagem e semelhança de Hugo Chávez. Não importa quem vença as eleições que virão; sem o carisma do presidente falecido, Maduro ou Capriles herdarão o day after dos problemas da Venezuela pós-Chávez. Não será fácil.