SalvadorSem categoria

É hora de jogar limpo com os trabalhadores que trabalharam na limpeza no Carnaval de Salvador, afirma Luiz Carlos Suíca (PT)

Foto: Durante os desfiles das agremiações no circuito Osmar(Campo Grande) tem um bloco que se destaca: o da limpeza.  Responsáveis pela higienização da pista, a equipe composta por 18 funcionários da Limpurb não perde tempo para deixar a Avenida bem bonita para os foliões curtirem a festa.

Com vassouras e mangueiras às mãos a equipe faz uma fila logo bem atrás dos foliões para organizarem o lugar antes do próximo bloco passar. De acordo com o coordenador do grupo, Antônio Carlos, a ação de higienização da passarela dura cerca de 30 minutos.

O coordenador ainda revelou como acontece a ação de limpeza na Avenida “Nós usamos o jato de água e fazemos toda a limpeza para que o folião aproveite a festa em um ambiente limpo”, explicou.

O vereador Luiz Carlos Suíca (PT) manifestou sua indignação diante do noticiário que se refere apenas à ação da Limpurb (Limpeza Urbana de Salvador) “e deixa de lado os trabalhadores das empresas terceirizadas como a Revita, Torre, Jotagê e Amaral. Quem efetivamente recolheu mais de 1 milhão de toneladas de resíduos sólidos nos três circuitos de carnaval foram os funcionários dessas empresas. Quando apontou o dedo para acusar a falta de limpeza no centro de Salvador o jornal *Correio, por exemplo, acusou a empresa terceirizada e até mesmo um gari que estava atuando no local. Por quer na hora de elogiar não aponta também quem fez o trabalho. A Limpurb é responsável pela concessão e tem poucos funcionários no serviço de campo”, avalia o petista.

A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza do Estado da Bahia (Sindilimp-BA), através do diretor Edson Conceição Araújo, acrescenta que a entidade tomou a iniciativa de negociar com as empresas as gratificações que serão pagas à categoria durante a Operação Carnaval que ocorre durante a maior festa popular da Bahia. “Nossa entidade sempre pensa nos direitos da categoria e em beneficiar a população que atendemos. Para manter a qualidade do serviço prestado precisamos de respeito e salário digno para a categoria”, afirma o sindicalista que também é da diretoria executiva da CUT-BA (Central Única dos Trabalhadores).
“Os trabalhadores em limpeza mostraram mais uma vez a importância da categoria como parceira da sociedade e o papel do Sindilimp-BA como sindicato cidadão. Pensamos na cidade, na população e nos turistas que nos visitam. Somos aqueles que preparam a limpeza para o início da festa, limpamos a sujeira no decorrer da festa para que esta siga seu rumo sem sujeiras e somos os últimos a sair dos circuitos da folia. É uma lástima que neste momento vitorioso após um trabalho bem feito a categoria seja esquecida. Em 2014 o Sindilimp-BA quer negociar uma gratificação melhor e condições de trabalho ainda mais adequadas”, finaliza o vereador Luiz Carlos Suíca (PT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *