“Operação pré-Carnaval”: Codesal inicia vistoria em parceria com outros órgãos
Fiação de telefonia baixa e solta, iluminação pública precisando de reparos, abrigos de ônibus danificados e pedras portuguesas soltas foram as principais irregularidades constatadas pela equipe do setor de Ações Preventivas da Defesa Civil de Salvador (Codesal) durante a vistoria no circuito Dodô (Barra/Ondina), na manhã desta segunda-feira (21) na “Operação Pré-Carnaval” em conjunto com outros órgãos públicos e privados.
Coordenadas pela Codesal, as equipes percorram a Ondina, a partir da Avenida Adhemar de Barros, até o Farol da Barra, onde acontece a concentração dos blocos e trios para a folia Momesca. Eles analisaram e levantaram os problemas linchados ao Carnaval e ao serviço público.
“Tudo está sendo exaustivamente avaliado. Todos os pontos estão sendo analisados pelas equipes das diversas pastas que estão aqui, cada uma com um olhar específico”, diz o secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana. De acordo com ele, os reparos devem ser realizados o mais rápido possível, após a identificação das necessidades. “Os consertos serão realizados até o final da semana”, completa Fontana.
A engenheira chefe do setor de Ações Preventivas da Codesal, Rita Moraes destaca que a vistoria está sendo bem mais tranquila do que no ano passado. “Não apenas nós, mas todos os outros órgãos municipais realizaram análises anteriores e consequentemente já iniciaram os reparos, como a poda de árvores. O que facilitou muito mais a vistoria em conjunto e deu ainda mais celeridade ao processo”, pontua Moraes.
Também participaram da ação, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Salvador (Desal), a Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb), as Superintendências de Trânsito e Transporte (Transalvador), de Conservação e Obras Públicas (Sucop), de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), Secretaria Municipal d e Ordem Pública (Smop), Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), além da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA/BA).
Nesta terça-feira as equipes vão analisar os circuitos Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho), a partir das 8 horas. O grupo vai se concentrar no Corredor da Vitória, em frente a Igreja da Vitória.