Jaques Wagner sai em defesa de Lula
As declarações do operador do mensalão, Marcos Valério, que teria dito em depoimento à Procuradoria Geral da República que o ex-presidente Lula tinha dado o “ok” para a compra de votos de parlamentares, aliado a defesa do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do processo, o ministro Joaquim Barbosa de que o Ministério Público Federal investigue o suposto envolvimento do ex-presidente, fez com que aliados de primeira hora saíssem em defesa do líder petista.
O governador Jaques Wagner, ex-ministro do governo Lula, por exemplo, afirmou ontem que declarações de Marcos Valério não têm credibilidade alguma.
“Primeiro porque as declarações não têm credibilidade alguma. Segundo que o tamanho de Lula é infinitamente maior do que esses episódios que vieram a baile e terceiro porque eu acho que nesse momento que o Brasil é admirado pelas grandes potências mundiais, é um desserviço tentar atacar a imagem de um brasileiro tão importante quanto Luiz Inácio Lula da Silva. Eu acho um absurdo de Marcos Valério, que agora tenta jogar a nuvem de poeira sobre uma pessoa que marca a sua passagem pela vida pública política brasileira desde sindicalista como uma pessoa absolutamente necessária e responsável pela grande transformação que o Brasil vem passando nesses últimos dez anos. Um homem a quem o Brasil deve, as pessoas mais humildes sabem do seu valor e o mundo inteiro reverencia”.
O governador lamentou ainda a repercussão internacional sobre o caso justamente quando a presidente Dilma Rousseff discute acordos com o presidente da França, François Hollande, em Paris. “Eu fico triste é de ver que num momento de afirmação brasileira no exterior ainda tentem agendar essa questão absolutamente interna ao Brasil num encontro onde a presidenta Dilma se reúne com o presidente francês. É um desserviço ao Brasil. Fica aqui muito mais do que a minha solidariedade”, reforçou.
Em Paris, onde faz visita oficial nesta semana, a presidente Dilma afirmou que as novas revelações do empresário Marcos Valério são uma tentativa “lamentável” de atingir a imagem do ex-presidente Lula. “É sabida a minha admiração, o meu respeito e minha amizade pelo presidente Lula. Portanto, eu repudio todas as tentativas – e esta não será a primeira vez – de tentar destituí-lo da imensa carga de respeito que o povo brasileiro lhe tem.”
Dilma fez a defesa ao ser questionada sobre o depoimento em entrevista ao lado do presidente francês, François Hollande, no Palácio do Eliseu. “Essa é uma questão que eu devo responder no Brasil, mas eu não poderia deixar de assinalar que acho lamentável essas tentativas de desgastar a imagem do ex-presidente Lula. Eu acho lamentável”, prosseguiu a presidente brasileira. Em seguida, Hollande também se solidarizou com Lula.(TB)