InternacionaisSem categoria

Chavismo vence em 19 de 23 estados, mas Capriles se reelege

Capriles fala após ser reeleito em Miranda (Foto: AP Photo/Fernando Llano)
O “chavismo” conquistou no domingo (16) os governos de 19 dos 23 estados da Venezuela, impondo uma severa derrota à oposição, cujo líder, Henrique Capriles, conseguiu se reeleger no estado-chave de Miranda, em eleições marcadas pela expectativa em relação ao delicado estado de saúde do presidente Hugo Chávez.
Chávez se recupera em Cuba de uma cirurgia, anunciada de última hora, feita para retirada de um tumor de câncer.

A oposição manteve o governo de Miranda (norte), o estado de Lara e de Amazonas (sul), mas perdeu o mais populoso, o petroleiro Zulia (noroeste), o industrial Carabobo (norte), Táchira, na fronteira com a Colômbia, e Nueva Esparta.
Monagas (noroeste), que tinha um governo independente, também foi vencido por um candidato chavista.
O chavismo controlava 15 estados antes das eleições.

Chávez, 58 anos, foi operado na terça-feira passada em um hospital de Havana, pela quarta vez, de um câncer cuja localização jamais foi revelada, e enfrenta um pós-operatório que o governo define como ‘complexo’.
Reeleito no mês de outubro para mais um mandato, Chávez deveria assumir a presidência no próximo dia 10 de janeiro.
O vice-presidente do PSUV, Diosdado Cabello, afirmou no sábado (15) que a eventualidade de Chávez não retornar ao país até 10 de janeiro ‘depende’ dos médicos, mas explicou que ‘não é a preocupação agora’ do partido.
Antes de partir para Havana, Chávez designou o vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, seu herdeiro político para o caso de permanecer ‘inabilitado’, uma decisão inédita que aumentou os temores sobre a gravidade de seu estado de saúde, pois em nenhuma das ausências anteriores ele insinuara a possibilidade de um sucessor.
(G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *