CiênciaSem categoria

Mudanças climáticas poderão fazer das bananas fonte alimentar crucial, aponta estudo

sa2 Mudanças climáticas poderão fazer das bananas fonte alimentar crucial, aponta estudo
Os três produtos agrícolas com fontes de calorias maiores (batata, arroz e trigo) poderá sofrer uma queda em seu cultivo devido as mudanças climáticas e, o fato pode fazer da banana uma fonte alimentar crucial para milhões de pessoas. Esse é o resultado de um relatório do Grupo Consultor de Pesquisas Agrícolas Internacionais (CGIAR, na sigla em inglês), que analisou os efeitos do aquecimento em 22 das mais importantes commodities agrícolas mundiais, a pedido do Comitê da ONU para Segurança Alimentar.
Segundo os pesquisadores, a produção de batata é melhor em climas temperados e a banana pode vir a substituí-la em alguns países em desenvolvimento. O acontecimento pode ser “uma oportunidade para o cultivo de certas variedades de bananas”, em regiões de altitude mais elevada e até nos locais em que o legume é cultivado atualmente.
“Não é necessariamente uma fórmula mágica, mas haverá regiões em que, à medida em que as temperaturas forem aumentando, as bananas poderão ser um opção para os pequenos agricultores”, afirmou, em entrevista à BBC, Philip Thornton, um dos autores da pesquisa.
Opções
A produção de trigo também passará por difiuldades, no mundo emergente. Seu possível substituto, sobretudo na África do Sul, poderá ser a mandioca (mais resistente à climas intensos).
Os pesquisadores demonstraram preocupação quando o assunto foi obter fontes de proteínas que possam compor a dieta alimentar. Eles apontaram o feijão fradinho como uma alternativa, já que se adapta melhor aos climas quentes, e suas folhas podem ser aproveitadas para alimentar o gado.
Ainda de acordo com o estudo, é provável que a produção de fontes de proteína animal, como uma transição de uma pecuária extensiva para a intensiva.
“Isso é um exemplo de algo que já está acontecendo. Houve uma grande transição de criação de gado bovino para a criação de cabras no sul da África, algo que ocorreu em decorrência das secas. Quando fazendeiros percebem que há problemas em suas produções, eles realmente se dispõem a mudar. A mudança é realmente possível, não é apenas uma ideia”, explicou Bruce Campbell, o diretor do Programa de Mudanças Cimáticas, Agricultura e Segurança Alimentar (CCAFS, na sigla em inglês).(EcoD) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *