InternacionaisSem categoria

EUA vão às urnas para eleger seu presidente

Urnas de pelo menos 37 Estados já foram abertas e eleitores norte-americanos podem votar para escolher o novo presidente do país. O presidente americano, o democrata Barack Obama , e o candidato republicano, Mitt Romney , disputam a Casa Branca hoje com pesquisas indicando que a votação deve ser uma das mais acirradas da história recente dos EUA.
As urnas dos Estados de Connecticut, Indiana, Nova Jersey, Nova York e Virgínia, por exemplo, foram as primeiras a serem abertas hoje. Nestes locais, a eleição começou às 6h no horário local (às 9h horário de Brasília). Em Carolina do Norte e na Flórida, considerados Estados-chave durante a corrida eleitoral, a eleição começou às 9h30 e 10h, respectivamente. 
Na votação desta terça, nove Estados são apontados como determinantes para a vitória: Carolina do Norte, Colorado, Flórida, Iowa, Nevada, New Hampshire, Ohio, Virgínia e Wisconsin, que correspondem a 21% dos quase 230 milhões com idade para votar nos EUA. 
Como tradição, a aldeia de Dixville Notch, em New Hampshire, foi umas das primeiras aglomerações a votar hoje. Reflexo das últimas pesquisas, os 10 votos dos eleitores da cidade terminaram em empate. Cinco votos foram contabilizados para Obama e outros cinco a Romney. Foi a primeira vez na história que a cidade registrou tal fato.
Em Staten Island (NY), uma das regiões mais afetadas pela tempestade Sandy, tendas foram improvisadas para receber os eleitores, que formaram fila para votar . As escolas, que eram utilizadas como área eleitoral, foram destruídas pelas chuvas. Locais não possuem aquecedores e energia elétrica é fornecida por geradores.

A votação só terminará oficialmente com o fechamento das urnas no Alasca, às 4 horas do dia 7 no Brasil. Mas, nos três Estados considerados mais cruciais pelo tempo e dinheiro investidos pelos candidatos, todos os votos terão sido depositados até as 23 horas (Brasília) desta terça. A votação na Virgínia (13 votos) termina às 22 horas, em Ohio (18) às 22h30 e na Flórida (29) às 22h.
Pesquisas
Enquanto pesquisas nacionais indicam que o democrata e republicano estão tecnicamente empatados, a maioria das sondagens nos swing states — especialmente Iowa (6), Wisconsin (10) e Ohio (18) — mostra Obama com uma pequena vantagem, o que lhe garantiria mais chances de alcançar os 270 votos da vitória. Nenhum republicano conquistou a Casa Branca sem vencer em Ohio.
A eleição está tão apertada que há a possibilidade de uma repetição de 2000, quando o republicano George W. Bush (2001-2009) derrotou o democrata Al Gore ao vencer na Flórida, mas sem obter uma maioria na votação popular.
A votação ocorre uma semana após a tempestade Sandy, que atingiu com força de furacão a costa leste dos EUA em 29 de outubro, ter possibilitado a Obama ficar sob os holofotes em seu papel de presidente apesar de ter cancelado eventos de campanha como Romney. A forma como gerenciou a crise lhe rendeu elogios do governador republicano de New Jersey, Chris Christie , e o apoio do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg .(IG)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *