Reeleito, Magno diz que “não há como pensar no Recôncavo distante da realidade da Capital”
Com uma diferença de mais de 60% dos votos do segundo colocado, Antônio Magno de Souza Filho foi reeleito Prefeito de Vera Cruz-BA. Ele que já quebrou paradigmas ao tornar-se gestor municipal, sendo nativo, o filho de seu Totonho pescador da Gamboa, agora é o primeiro prefeito reeleito da cidade. O que demonstra o reconhecimento do seu povo, haja vista o seu trabalho em prol do desenvolvimento do município e da inserção social dos menos favorecidos.
A vitória de Magno em Vera Cruz, uma das mais expressivas no Estado, o coloca com a responsabilidade de capitanear com muito mais propriedade os interesses que se relacionam com Vera Cruz, região metropolitana e Recôncavo Baiano. Ele, além de prefeito, é o Presidente do Consórcio Intermunicipal do Recôncavo Baiano (CIRB) em um momento bastante propício para o desenvolvimento, em uma conjuntura em que novos olhares se voltam para a construção de uma grande infraestrutura capaz de acompanhar o advento da Ponte Salvador-Ilha, da instalação do polo naval e em especial do turbilhão de investimentos voltados para a Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas de 2016.
Gestão de Salvador precisa caminhar junto com Recôncavo
A participação popular e as realizações da Prefeitura, sobretudo na educação, na saúde e na geração de emprego e renda, colocaram Vera Cruz na vanguarda das lutas pelo desenvolvimento da Região. O Município vive uma realidade bastante singular com a difícil integração entre as localidades e um grande número de residências secundárias (casas de veraneio), notadamente de moradores oriundos da capital do estado, que se servem dos serviços públicos urbanos mantidos em boa parte por uma população de baixa renda com residência permanente na ilha.
É nesse contexto que “não há como pensar Vera Cruz dissociada da realidade de Salvador e das duas regiões; Recôncavo e Metropolitana” diz o prefeito Magno. “Se hoje já ocorre um forte impacto pela proximidade com a capital, o que há de ser com o advento da ponte? Vera Cruz e o Recôncavo Baiano não pode se transformar em um mero caminho para a riqueza de outras regiões”, enfatizou. Magno vê na região uma forte vocação para o turismo, por suas potencialidades de riquezas naturais e culturais. Ele defende a criação de uma cidade universitária em Vera Cruz e investimentos em infraestrutura dentre outras propostas importantes para o desenvolvimento sustentável da ilha e do recôncavo.
Avante Recôncavo em prol de Salvador
Assim, Magno vê as eleições para prefeitura da Capital com um significado que transcende a cidade de Salvador. Para ele, Salvador precisa ter um prefeito que compreenda o papel da cidade como capital do estado “que venha a contribuir para o desenvolvimento em primeiro grau das regiões: metropolitana e do recôncavo ao invés de apenas exportar necessidades como atualmente ocorre como resultado das políticas desastrosas das gestões carlistas até a gestão medíocre atualmente executada em Salvador”, afirma Magno. Com esta compreensão, o prefeito reeleito está mobilizando as lideranças do Recôncavo da base aliada do governo Dilma e do governo Wagner para reunir uma forte corrente com o objetivo de levar Nelson Pelegrino (PT) à Prefeitura de Salvador. Para Magno, “nossa região tem um passivo histórico terrível dos antigos governos. Como deputado federal, Nelson Pelegrino, sempre teve intensa responsabilidade em auxiliar a nossa luta por reparação”. Ele ainda afirma que é necessário pensar em um projeto para Salvador em consonância com os progressos que vem acontecendo na Bahia e em todo Brasil.