Cientistas criam um supercomputador feito de Lego
Quando você acha que já viu de tudo, surge uma novidade. Dessa vez, engenheiros da Universidade de Southampton, no Reino Unido, criaram algo inusitado: um supercomputador feito de Lego.
A engenhoca, a Iridis-Pi, foi criada pela equipe do professor Simon Cox. Para conseguir esse feito, eles usaram computadores de placa única Raspberry Pi, além dos blocos de Lego, claro. O objetivo da equipe é inspirar estudantes a criar sistemas de baixo custo para aplicações complexas.
São 64 processadores de 700 MHz e 16 GB de armazenamentos. Ao juntar todos esses computadores foi possível ter supercomputador com 1 TB de armazenamento em cartões de memória SD e capacidade relativa de processamento equivalente a 11 GHz. O sistema operacional é o Debian.
As peças de Lego são as responsáveis por dar estrutura ao supercomputador. O gabinete foi construído com as peças de Lego doadas pelo filho de 6 anos de um dos pesquisadores responsáveis pela criação do projeto.
Cada Raspberry Pi custa US$ 35. Foram usadas exatas 2.240 libras na compra dos 64 computadores. Portanto, o custo ficou em aproximadamente US$ 4 mil, além do switch usado para a comunicação entre as placas.
(Exame)