Moradores são orientados sobre obras na Península Itapagipana
O Sistema Integrado de Atendimento Regional (Siga II – Ribeira) convidou os representantes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), Transalvador e da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), para apresentar aos moradores da Ribeira e Península Itapagipana o projeto de requalificação para a região, que já está em processo de execução. A intenção do encontro foi atender às reivindicações da população sobre as obras, que estão em processo avançado e vinham causando transtornos e sendo questionadas pelos moradores.
Durante a reunião na quarta-feira (30), na sede do Siga da Ribeira, o representante da Conder e responsável pelo projeto de requalificação, Antônio Brito, respondeu aos questionamentos. Para ele, os problemas atuais se tornarão benefícios num futuro próximo. “Entendemos que os danos agora são aparentes, como as vias sem calçamento, o asfalto que ainda não foi recapeado e passeios interrompidos. Mas muito já foi feito, como as lombadas de nível, que servem principalmente para a acessibilidade dos portadores de deficiência em locomoção”, destacou.
O projeto inclui alterações na largura da via principal, encurtado para ampliar os limites de calçamento, além de melhorias na rede de esgoto das praças, que estão localizadas entre a Enseada dos Tainheiros e o canteiro em frente à Sorveteria da Ribeira. A obra inclui também a instalação de balaustrada em toda a Orla e, na pista de acesso, os canteiros receberão calçamento, recapeamento asfáltico e ciclovia.
As intervenções fazem parte de um projeto para incentivar o turismo na região. “Entendemos que a Ribeira já é muito conhecida fora do estado. Quando deixamos o local mais belo, mais organizado, o turista tem vontade de visitar”, explica Brito.
“Resolvemos reunir os moradores, através da comissão, e os representantes dos órgãos envolvidos nas obras, para explicar sobre a responsabilidade pelo serviço, que está em execução aqui na Península Itapagipana”, informou Elney Pitangueiras, gestor do Siga II – Ribeira. Para os moradores, o momento é de esperar pelos resultados o mais rápido possível. “Com a revitalização, vai melhorar muito o ambiente”, afirmou Francisca Xavier, que costuma passar as tardes na casa de amigas na Ribeira.(SECOM)