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Massa admite que dificuldades técnicas com carro da Ferrari estão afetando lado psicológico

O início de um novo capítulo para a temporada de 2012 – e para a carreira – de Felipe Massa tem prazo para começar: o GP de Mônaco. A Ferrari já cobrou publicamente a melhora do brasileiro, e o próprio sabe que precisa dar a volta por cima se quiser se manter no time até o término de seu contrato, no fim da temporada, e pleitear uma possível renovação.
Para a etapa monegasca, Massa colocou como ponto positivo o fato de que uma das fraquezas da F2012, a velocidade final, não será tão sentida nas pequenas retas do circuito de Mônaco, e disse que está na hora de o campeonato começar a tomar forma.
“Eu espero que possa considerar que este fim de semana será o começo de 2012 para mim”, afirmou o brasileiro, referindo-se à sexta etapa do calendário. “É como se eu corresse em casa, pois moro aqui em boa parte do ano, então espero que tudo aconteça melhor do que nas últimas corridas”, falou, em entrevista ao site da Ferrari.
Como se sabe, o GP de Mônaco é bastante particular, e se assemelha apenas ao GP de Cingapura, comparação feita por Massa: “Esta corrida é muito diferente das demais, com a exceção de Cingapura, que é um pouco similar”.
“Eu estou passando por tempos difíceis na minha carreira e talvez este começo de temporada tenha sido o mais complicado de todos”, admitiu. O “lado técnico” do problema é o mais importante para Massa, e acaba refletindo no psicológico do piloto. “Eu tenho lidado com a parte técnica, mas isso tem consequências no lado mental. Mas se você contornar um lado, fica mais fácil para contornar o outro”, declarou.
“Se nós aceitarmos que os pontos fracos da F2012, apesar de termos melhorado, são a tração e a velocidade final, e, pelo menos, isso não será um problema neste lento circuito de rua, e isso pode ser uma ajuda para nós aqui”, comemorou o brasileiro.
Massa preferiu se abster de fazer uma análise prévia do GP de Mônaco. “Normalmente, os melhores carros vão se dar bem mas, no momento, é difícil saber quem são os melhores, é difícil de dizer qual carro é mais capaz de marcar pontos em todas as corridas”, avaliou. “É por isso que esperamos que a situação mude frequentemente de uma pista para outra, visto que nós vimos carros que deveriam estar fortes em alguns lugares não atingindo as expectativas”, continuou.
“Normalmente, após algumas corridas, o campeonato começa a tomar forma e você sabe em que direção ele vai apontar. Mas, neste ano, fica mais difícil traçar um panorama claro”, completou.
(MSN)

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