InternacionaisSem categoria

Cuba repudia “mentiras e tergiversações” dos EUA sobre direitos humanos

O governo de Cuba criticou o relatório dos Estados Unidos sobre a situação dos direitos humanos na ilha, acusou Washington de mentir e alegou que Havana prestou “uma contribuição fundamental ao respeito dos direitos humanos no país e no mundo”.
“Repudiamos categoricamente o conteúdo do relatório do Departamento de Estado sobre a situação dos direitos humanos em Cuba que o governo dos EUA se arroga o direito a emitir, desconhecendo seu próprio recorde de abusos dentro de seu país e no mundo”, indicou o Ministério das Relações Exteriores (Minrex) da ilha.
A Chancelaria denuncia que as “mentiras e tergiversações” do relatório “só respondem à desesperada necessidade” do governo americano de “justificar a cruel política de bloqueio contra Cuba, que é rechaçada a cada dia mais dentro e fora dos EUA”.
A declaração de Havana é assinada por Josefina Vidal, diretora do Minrex para os assuntos relacionados aos Estados Unidos. Ela afirma que “a singularização” de Cuba neste relatório “não tem nada a ver com a situação real dos direitos humanos” na ilha.
Segundo a Chancelaria de Havana, muitos dos direitos previstos pela legislação cubana são “uma quimera para a maioria da população do planeta, incluindo uma parte significativa da dos Estados Unidos”.
“O mesmo ocorre em escala internacional, onde a presença de Cuba em outros países só pode ser associada ao trabalho humanitário de curar e ensinar, em contraste com as aventuras agressivas e intervencionistas dos EUA, que continuam causando vítimas inocentes entre a população civil de muitas nações”, acrescenta.
O relatório dos EUA sobre a situação de direitos humanos no mundo acusa o governo cubano de repressão sistemática das liberdades.(Terra)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *