PolíticaSem categoria

PCdoB pode recuar para apoiar PT em Lauro

 
A sete meses das eleições, o cenário político em Lauro de Freitas começa a se definir com tendência de mais apoios à chapa governista da prefeita Moema Gramacho (PT). A petista anunciou ontem que o secretário de Trabalho, Esporte e Lazer do município, Chico Franco, recuou do projeto de pré-candidatura pelo PCdoB e possível alinhamento com o PP, principal adversário da gestão, e se alia à pré-candidatura do vice-prefeito João Oliveira. 
No entanto, apesar do otimismo da prefeita, o seu titular ainda não confirma a mudança de plano. Segundo ele, houve sinalização positiva, mas o martelo ainda não foi batido. 

Hoje, Moema irá se reunir com o seu pré-candidato e os 19 partidos que declaram apoio para definir qual será o nome que irá compor para vice. Entre a grande corrente de siglas, são citadas como apoiadoras do projeto petista no município as oposicionistas PSDB e PMDB. As postulações serão oficializadas na próxima semana, junto aos mais de 450 pré-candidatos à Câmara de Vereadores.
 
Em conversa com a Tribuna, a prefeita ressaltou o clima positivo e de crescimento da pré-candidatura de Oliveira. 
“Estamos com expectativa boa, mas é claro que não podemos dizer como os nossos adversários que diziam que poderiam eleger até um poste”, alfinetou. Segundo Moema, eleição é sempre um momento de disputa. 
 
“Estamos indo com força para alcançar a vitória,” afirmou. A alcaide espera que a próxima campanha tenha um tom menos duro que as anteriores. “Espero que dessa vez não seja como das outras vezes e João tenha mais sorte que eu. Que seus adversários ajam com ele tendo mais respeito e serenidade”, frisou. 
 
O vice-prefeito e postulante, João Oliveira, ressaltou que existe uma vontade expressa de se unir as pré-candidaturas. Ele também destacou o apoio de Chico Franco e do PCdoB, como natural. “Pois, na realidade, ele já faz parte da base do governo e tem efetiva participação na construção desse projeto”, frisou. 
 
Apesar de os petistas já darem a questão como resolvida, Chico Franco disse à reportagem que está alinhado com a decisão estadual, que prioriza as próprias pré-candidaturas. “Existe essa conversa, inclusive de eu compor na chapa com João Oliveira, mas ainda não está definido. Sou secretário, faço parte do governo, mas ainda estamos dialogando”, afirmou. 
 
Nos bastidores já se comentava a forte aproximação entre Franco e Márcio Paiva, pré-candidato pelo PP, na cidade, partido que nas últimas eleições protagonizou a briga pela prefeitura com o PT. Avaliações internas chegaram a indicar que os pré-candidatos juntos somariam 75% dos votos. O progressista não quis tecer comentários. “É preciso esperar a formatação política. Tenho que ouvir o próprio Chico, que é meu amigo pessoal e irmão”, restringiu. (Tribuna)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *