Cresceu a violência e a discriminação no carnaval
Segundo dados do Observatório da Discriminação racial divulgados na tarde desta quarta-feira (22) foram contabilizados 412 casos de racismo, sexismo e homofobia, durante o carnaval. Este registro já ultrapassa o resultado do carnaval 2011, que registrou 350 casos.
Os casos de racismo são predominantes conforme os dados, mesmo sendo a cidade com uma população de 83% de negros e negras. O Observatório registrou 256 ocorrências de ações discriminatórias motivadas por questões raciais.
Em nota, o Observatório Racial informou que as ações machistas também chamaram atenção nesta sétima edição do Observatório, tendo em vista que já foram registrados 138 casos de mulheres agredidas durante o carnaval, contra 91 totais do ano anterior.
“O carnaval 2012 foi marcado por sucessivas agressões contra mulheres e isso ressalta a necessidade de que sejam elaboradas políticas públicas de proteção às mulheres, e intensificadas as campanhas de respeito ao gênero”, informa a nota do órgão. Também foram registrados 18 casos de agressões verbais e/ou físicas contra os LGBTs.
REGISTROS
Discriminação Racial – 256
Violência contra Mulher – 138
Violência contra LGBT – 18
Total de Casos – 412
(Teia de Noticias)