NotíciasSalvador

Codesal destaca tecnologias climáticas e reforça parceria com Crea na 1ª edição do CreaTech

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) participou da primeira edição do CreaTech – Congresso de Engenharia, Agronomia, Geociências e Tecnologias da Bahia, realizado nesta sexta-feira (12/12), no Quality Hotel – Stiep, pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA). O evento estreia como um novo espaço de discussão técnica no estado.

Com o tema “A Engenharia da Transformação: Energia, Mobilidade e Clima”, o congresso reuniu profissionais do Sistema Confea/Crea para debater temas estratégicos para o desenvolvimento tecnológico e sustentável da Bahia.

O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, reforçou, durante o encontro, a importância da integração entre engenharia, tecnologia e gestão de riscos. “A parceria entre a Defesa Civil de Salvador e o Crea, é fundamental para avançarmos em soluções mais robustas de prevenção e resiliência urbana. A engenharia tem papel central na proteção das cidades e na redução de danos, e eventos como o CreaTech fortalecem esse diálogo”, destacou. O vereador André Fraga também participou do congresso.

Na ocasião, Macêdo também se encontrou com o presidente do Crea-BA, engenheiro Joseval Carqueija, para fortalecer iniciativas conjuntas. “Estamos alinhando ações que ampliem a colaboração técnica e aproximem ainda mais a Codesal do Sistema Confea/Crea, especialmente nas áreas de monitoramento de risco e inovação tecnológica”, afirmou.

A coordenadora do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec), a engenheira Alana Matos, apresentou ao público as tecnologias de engenharia climática utilizadas pela Codesal para previsão e antecipação de eventos atmosféricos. “Nosso trabalho integra modelagem numérica, sensores de alta precisão e análise contínua de dados meteorológicos. Esse conjunto de ferramentas nos permite agir com antecedência, reduzir vulnerabilidades e proteger vidas em áreas de risco”, explicou.

Ela reforçou ainda a importância de difundir conhecimento técnico sobre monitoramento climático. “Eventos como o CreaTech mostram como ciência, tecnologia e gestão pública podem caminhar juntas para fortalecer a resiliência urbana e enfrentar os impactos das mudanças climáticas”, completou.

A programação do congresso incluiu palestras sobre geração e transmissão de energia elétrica, democratização da eletromobilidade, inteligência artificial aplicada à engenharia, ações de adaptação climática, contenção de encostas, grandes obras estruturantes e intervenções em áreas de erosão costeira.

Entre os palestrantes estiveram especialistas da Brennand Energia, Defesa Civil de Salvador, BYD Brasil, Crea-RN, Crea-SC, Conder e da Concessionária Ponte Salvador–Itaparica, reunindo diferentes visões sobre inovação, infraestrutura e sustentabilidade.

O evento também prestou homenagem aos engenheiros formados em 1975, celebrando 50 anos de contribuições à engenharia baiana.

ASCOM – CODESAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *